Abertas inscrições para Obmep

 Abertas inscrições para Obmep

Reprodução

 

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) abriu inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Considerada a maior competição científica do país, o público-alvo são os estudantes de Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano, e do Ensino Médio. Os medalhistas ganham prêmios e podem se candidatar a bolsas de estudo ao ingressarem no ensino superior. No ano passado, mais de 1,4 milhão alunos mineiros realizaram a 1ª fase do exame.

 

O objetivo da Obmep é estimular o estudo da disciplina, revelar talentos e incentivar o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas. Esta é uma forma, também, de promover a inclusão social por meio do conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março pelas escolas municipais, estaduais, federais e privadas de todo país. O Impe ressalta que a inscrição deve ser feita pela escola, não pelo aluno individualmente.

 

Em Araxá, pelo menos onze estudantes foram premiados na última edição. Em anos anteriores, três alunos da zona rural de Araxá conquistaram o ouro. Neste ano, a 1ª fase será realizada no dia 26 de maio. Os aprovados vão para a 2ª fase, prevista para o dia 26 de setembro. As provas seguem o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (qualquer ano do Ensino Médio). Para a 2ª fase do ano passado, Minas Gerais conseguiu levar cerca de 106 mil estudantes.

Outras Notícias