Acidentes de trânsito em Araxá aumentam 7,7%

 Acidentes de trânsito em Araxá aumentam 7,7%

 

Recentemente, ocorreram vários acidentes de trânsito nesta região que resultaram em mortes. No início do mês, em Araxá, uma jovem faleceu na avenida Vereador João Sena, no Centro. Estando na garupa dirigida pelo companheiro, a vítima foi arremessada e morreu no local. Levantamento feito pela Polícia Civil revelou um aumento de 7,7% no número de acidentes de trânsito com vítima. Em 2018, de janeiro a outubro, foram 399. Já em 2019, no mesmo período, esse número aumentou para 430.  A maioria destes crimes demonstra o motivo principal para sua ocorrência, que é a imprudência dos motoristas, a falta de cuidado com a coletividade e o desrespeito às leis de trânsito.

 

Polícia Civil representa pela prisão preventiva de motociclista:

De acordo o delegado de trânsito, Renato Alcino, o investigado não possui habilitação, transitava em velocidade incompatível com a via, desrespeitou sinalização de parada obrigatória, momentos antes do acidente realizava manobras em uma só roda e depois do acidente omitiu socorro. Para a Polícia Civil, o investigado assumiu o risco de matar a passageira. Por esses motivos a Polícia Civil representou pela prisão preventiva de R. M. J., de 21 anos, o qual é acusado de provocar a morte de Keiniditeli de Lourdes da Silva, 19 anos, na data de ontem, 25 de novembro de 2019, por volta de 19h56. O motociclista conduzia uma moto CG 160 Start, cor preta, pela rua Luiz Colombo, com velocidade incompatível com a via e não respeitando a sinalização de parada obrigatória, trazendo a vítima como passageira.

 

Na interseção com a rua Dona Maroca, R. M. J. desobedeceu à sinalização, momento em que ele e a passageira foram atingidos por uma caminhonete S10 LT que se deslocava por aquela via (rua Dona Maroca). O motorista fugiu, mas depois se entregou a Polícia. A vítima foi socorrida, mas faleceu na Unidade de Pronto Atendimento.

 

Hoje (26/11) a equipe da Delegacia de Trânsito conseguiu ter acesso às imagens captadas por câmeras de segurança privadas, de imóveis próximos ao local do acidente. Em uma delas, foi possível visualizar o motociclista dirigindo a moto, trazendo a vítima na garupa, percorrendo em alta velocidade e em apenas uma roda. Para Polícia Civil, a soma destes fatores indica que o motociclista assumiu o risco de produzir o resultado morte. Quando o condutor de uma motocicleta, sem ser habilitado, invade uma rua em velocidade incompatível, desrespeita a sinalização de parada obrigatória e causa a morte de uma pessoa, ele assume o risco do resultado.

 

Prisão Preventiva

De acordo com a Polícia Civil, a resposta do Estado tem que ser proporcional ao ato ilícito cometido. No caso, o crime é grave, com fortes elementos de ter sido cometido com dolo eventual (quando o investigado assume o risco). A condição de eventual liberdade do investigado poderá simbolizar que o Estado coaduna com estes comportamentos. Condutas como a do investigado, reiteradamente, têm machucado e matado pessoas em Araxá. É preciso reforçar o caráter preventivo do direito penal enquanto mecanismo para desestimular comportamentos perniciosos, que atentam contra a paz pública, como o adotado pelo investigado.

Outras Notícias