Ações da Campanha Outubro Rosa são encerradas com caminhada

 Ações da Campanha Outubro Rosa são encerradas com caminhada

 

O mês termina, mas a prevenção continua para as mulheres

 

Dezenas de atividades marcaram o mês de Outubro através de campanha mobilizando mulheres de todas as regiões de Araxá. A prevenção do câncer de colo de útero e de mama ganhou destaque no tom rosa nas atividades que orientam mulheres sobre os cuidados com o corpo. No encerramento das atividades, uma caminhada de conscientização foi promovida para lembrar que a campanha encerra, mas a prevenção tem que ser contínua.

 

Concentração na praça da Igreja Matriz, do local os participantes seguiram pela avenida Antônio Carlos, calçadão da rua Presidente Olegário Maciel, encerrando na praça Governador Valadares. A referência técnica em Saúde da Mulher e da Criança, Carla Aparecida Alves Constant, destaca que na ação foram mobilizados representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família (ESFs).

 

“Durante a campanha intensificamos as ações, buscando aquela população que às vezes não tem acesso. Fomos à zona rural, à população privada de liberdade, ampliamos o horário de atendimento de algumas unidades e aumentamos a oferta de vagas, para que todas as mulheres pudessem fazer os exames preventivos”, conta Constant.

Projeções feitas em outubro, mas os atendimentos são oferecidos gratuitamente durante o ano todo porque prevenir é sempre o melhor remédio. “Aquela mulher que não teve a oportunidade de procurar o serviço nesses dias, precisa ir à uma Unidade Básica de Saúde, agendar prevenção, passar pelo médico ou enfermeira e fazer sua consulta. Prevenir é a melhor forma de lutar”, finaliza Carla.

Outras Notícias