Anunciadas novas medidas contra Covid-19

 Anunciadas novas medidas contra Covid-19

 

Foi assinada pelo governador Romeu Zema (Novo) deliberação restringindo a circulação de pessoas em Minas Gerais e intensificando ações para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19). No transporte coletivo entre os municípios, o número de passageiros não deve exceder a metade da capacidade. Para o transporte coletivo urbano e rural, não poderá ser excedida a capacidade de passageiros sentados. Desta maneira, o Executivo estadual pretende reduzir a possibilidade de contágio. A deliberação foi assinada e anunciada pelo governador nesta quinta-feira, 19/03.

 

Para farmácias e supermercados, fica proibida a prática de preços abusivos em decorrência da situação de excepcionalidade. Eles também terão de fixar um horário específico para atender aqueles que possuem mais de 60 anos. Para evitar desabastecimento, os comerciantes e fornecedores deverão estabelecer limites para a aquisição de bens essenciais à saúde, higiene e à alimentação. As indústrias e o comércio deverão estabelecer escalas e revezamento de turnos, de forma a reduzir a aglomeração de funcionários.

 

Os municípios ainda deverão determinar a higienização minuciosa dos veículos utilizados no transporte coletivo e os oriundos de aplicativos, conforme já ocorre com os metropolitanos. Esses veículos deverão circular com janelas abertas. O governador decidiu ainda proibir a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluindo excursões, cursos presenciais e outros com mais de 30 pessoas. “É um momento complexo, que exige medidas duras para preservar vidas. A principal preocupação, neste momento, é com a saúde dos mineiros. Peço que todos tenham consciência da gravidade da situação, evitem o pânico, e tomem as medidas de higiene e distanciamento social que são essenciais”, orientou Zema.

Outras Notícias