Aparelhos irregulares serão bloqueados ainda este ano pela Anatel

 Aparelhos irregulares serão bloqueados ainda este ano pela Anatel

Em Minas Gerais, usuários começaram a receber mensagens nesta segunda feira

 

A medida visa combater o uso de celulares falsificados, sem certificação ou com o número de identificação adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A medida também busca inibir a comercialização de pirataria no país.

Para saber se o aparelho é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa,  é regular.

A Anatel informou  que celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora.

 

Em todo o território nacional os bloqueios começaram no mês de maio do ano passado, e em Minas Gerais, a mensagem informando a data limite para os mineiros já esta sendo enviada aos usuários da seguinte forma:

 “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”

O bloqueio efetivo começa à partir de 24 de março de 2019. A orientação é  para que quem estiver com sua situação irregular deve procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.

 

Em Araxá, empresas do seguimento comemoram  ação, segundo os profissionais o equipamento “pirata” causa uma série de problemas aos usuários, que na maioria das vezes acaba por perder o aparelho, principalmente pela falta de garantia de vida útil.

 

 “Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários”

 

Outra questão apontada no comércio do setor é que estes tipos de aparelhos são vendidos com preços abaixo da média e que isso afeta quem trabalha dentro da legalidade.

O consumidor hoje procura por preço e depois por qualidade e acaba pagando mais barato, acreditando que está fazendo um bom negócio, mas é “o barato que sai caro”. Os bloqueios vão auxiliar na conscientização da população e diminuir a venda ilegal, o que pode melhorar o nosso mercado.

Outras Notícias