Diário Sintonia
Araxá é pioneira em sistema de vistoria do Detran
Por Janaina Silva
9 de outubro de 2019

 

Os veículos que passam por vistoria do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), agora serão avaliados por meio de um novo processo eletrônico. O sistema adotado pela Polícia Civil de Minas Gerais, além de substituir o uso de papel, diminui a possibilidade de fraudes e erros, dando mais segurança aos proprietários de veículos. A vistoria, que é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), é o ato de avaliar um veículo, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

 

Os policiais do Detran-MG de Araxá estão em Belo Horizonte sendo capacitados, assim que retornarem podem começar o processo. Araxá é a primeira cidade do interior de Minas Gerais a implantar o novo sistema eletrônico. Até a próxima semana será iniciado o novo procedimento na cidade.

 

O armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado. Com os laudos eletrônicos será possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, evitando fraudes e oferecendo mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo.

 

“Esse é mais um passo que estamos dando na transformação digital do governo. Além de automatizar processos no Detran, o sistema vai beneficiar principalmente o cidadão, que ganhará em agilidade e praticidade no momento em que precisar vistoriar seu veículo”, afirma Rodrigo Paiva, diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema. Posteriormente, o novo sistema permitirá que o cidadão consulte, através da internet, os laudos de vistoria dos veículos de sua propriedade, proporcionando mais acessibilidade e transparência sobre as informações do serviço prestado.