Araxá registra 15 casos de dengue nas últimas quatro semanas

 Araxá registra 15 casos de dengue nas últimas quatro semanas

 

Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que 15 casos prováveis de dengue foram registrados em Araxá nas últimas quatro semanas do ano. No mês de janeiro, foram 19 casos. Estes números representam uma incidência considerada baixa pelo órgão. No estado, 9.895 casos foram registrados ao todo, até o dia 11 deste mês. Seis mortes estão sendo investigadas.

 

A cidade não registrou casos de Zika ou Chikungunya. No estado, porém, há 84 registros de Zika só neste ano, sendo 12 em gestantes. Já a febre Chikungunya fez 202 prováveis vítimas, três gestantes. Em 2019, os casos prováveis da doença foram 2.776 e 698, respectivamente. Em levantamento de índice rápido para Aedes Aegypti realizado em janeiro, foi observado que os bairros com maior incidência são Vila Silvéria, Santa Terezinha e Centro. O nível de alerta do município é de 2,4%, percentual acima do registrado no mesmo período do ano passado.

 

O Aedes Aegypti é o agente transmissor do arbovírus que causa todas estas doenças, portanto, a forma de prevenção também converge. A recomendação da SES é que acúmulos de água sejam evitados, sejam em vasinhos de plantas ou na vasilha de um animal doméstico. Também é indicado a instalação de telas nas janelas e o uso de repelentes.

Outras Notícias