Árvore dos Enforcados cai após forte chuva

 Árvore dos Enforcados cai após forte chuva

 

A chuva que atingiu Araxá neste sábado, 29/02, provocou a queda de um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade. A Árvore dos Enforcados, símbolo de luta do povo negro, não resistiu à forte chuva. A sua morte já havia sido confirmada por biólogos em 2011, mas sua estrutura permanecia de pé na Rua da Banheira, no bairro Santa Rita. A espécie da árvore é popularmente conhecida como Pau D’óleo.

 

O local é ponto turístico e, ao seu lado, foi construído o Centro de Referência da Cultura Negra. A árvore foi tombada como patrimônio histórico em 7 de outubro de 1998 através do decreto municipal n° 588. A árvore é cercada por lendas, inclusive a de que pessoas escravizadas eram enforcadas em seus galhos mais altos, por isso o nome que recebeu. De acordo com o supervisor do Centro de Referência da Cultura Negra, José Ronan dos Santos, a queda da árvore já era esperada “por ser centenária e estar morta, e, também, devido às fortes chuvas, então acreditamos que a causa foi o acúmulo de água”.

 

Os moradores da cidade compartilharam imagens da árvore em suas redes sociais e lamentaram a queda. Inicialmente, por ser tombada como patrimônio histórico, a árvore não pode ser removida e permanecerá no mesmo local. Outras possibilidades estão sendo analisadas para que o símbolo da resistência negra não seja esquecido, mas ainda não há definições.

Outras Notícias