Atuação especializada impacta na redução de crimes rurais

 Atuação especializada impacta na redução de crimes rurais

Mais de 20 operações e 40 prisões em flagrante em 6 meses

 

A delegacia especializada em investigação e repressão a crimes rurais, da Polícia Civil de Minas Gerais, tem contribuído para a redução de crimes rurais em todo o estado. É o que mostram levantamentos sobre o primeiro semestre deste ano, período em que houve redução de aproximadamente 15% em furto e roubo de gado, na comparação com o mesmo período de 2018. Conforme dados obtidos pela Diretoria de Estatística da Polícia Civil de Minas Gerais, foram 1.429 registros em 2019, contra 1.683 ocorrências nos primeiros seis meses do último ano.

 

Além disso, a delegacia especializada tem dado resposta à sociedade também em outros crimes no campo, como o furto e o roubo de máquinas agrícolas, equipamentos de alto valor para o produtor rural. Os resultados estão comprovados nos números: apenas de janeiro a junho deste ano, a PCMG desencadeou mais de 20 operações pela Delegacia de Crimes Rurais, que levaram a mais de 40 prisões em flagrante e ao cumprimento de mandados de prisão. No mesmo período, foram recuperadas cerca de 150 cabeças de gado e 08 máquinas agrícolas.

 

Institucionalmente, a delegacia também tem rendido bons frutos, com parcerias. Uma delas é com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que auxilia no acondicionamento de gados recuperados até a localização dos proprietários para restituição. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) também é parceria, garantindo um vínculo maior da Polícia Civil com as vítimas de modo a qualificar as investigações. Mesmo aguardando investimentos, o desempenho da delegacia já tem registrado eficiência em todo o estado.

Outras Notícias