Batalhão da PM celebra dia da Bandeira Nacional

 Batalhão da PM celebra dia da Bandeira Nacional

 

Militares do 37º Batalhão de Polícia Militar celebraram às 12 horas desta terça-feira, 19 de novembro, a solenidade do dia da Bandeira Nacional realizada no bairro Jardim Natália. Durante a cerimônia, houve hasteamento da Bandeira. A data foi instituída em 1889, por meio do decreto lei nº 4, em homenagem à Bandeira da pátria, criada 04 dias após a proclamação da República. Com o fim do período imperial (1822-1889), a Bandeira que representava o império, projetada por Jean Baptiste Debret, foi atualizada pela republicana, desenhada por Décio Villares.

 

A nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista. Reafirmando o sentimento de patriotismo a solenidade em Araxá contou com a presença de Policiais Militares e servidores civis do 37ºBPM, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Tiro de Guerra 04-001, Presídio de Araxá e alunos da Escola Municipal Aziz J. Chaer.

 

Inicialmente foram hasteadas as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais ao som do Hino Nacional e, em seguida foi lida a mensagem do Comandante Geral da PMMG alusiva ao Dia da Bandeira. Durante a solenidade foi realizada a incineração de bandeiras inservíveis, momento em que o efetivo militar e civis presentes, prestaram sua homenagem a um dos mais conhecidos e respeitados símbolos nacionais. O evento se encerrou com a execução do Hino à Bandeira, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga. Também, nas demais cidades que compõem o 37º BPM, foi hasteada às 08 horas dia 19 de novembro, a Bandeira Nacional.

Outras Notícias