Biografia de Carolina Maria de Jesus será lançada em Araxá

 Biografia de Carolina Maria de Jesus será lançada em Araxá

Escritora também será tema de palestra na noite de 22/06

 

Biógrafo Tom Farias mergulhou na vida e obra dessa mineira, que viveu na favela do Canindé em São Paulo, e revela detalhes da mulher que se tornou um dos marcos da escrita feminina no Brasil. Na década de 60, a anônima Carolina Maria de Jesus ganhou o mundo quando o jornalista Audálio Dantas fez uma matéria jornalística na Favela do Canindé e conheceu Carolina e o seu diário.

 

A obra teve tiragem inicial de 10 mil exemplares que esgotaram em uma semana. Ela também já foi traduzida para mais de 14 idiomas desde o lançamento. Foi para contar as nuances da vida dessa mulher que chocou o mundo com os relatos do cotidiano na favela, que o escritor Tom Farias percorreu os lugares que fizeram parte da história de Carolina, a começar por Sacramento, em Minas Gerais. O fruto desse trabalho, “Carolina: uma biografia”, será lançado durante o Fliaraxá na mesa Biografia e/ou Romance Histórico, marcada para quinta-feira, dia 20 de junho.

Tom divide Carolina: uma biografia em algumas partes. Na primeira, apresenta a Carolina de Sacramento e as dificuldades que passou ao lado da mãe na infância. Esse fragmento conta a história da menina que viveu em MG, a mesma que os leitores conheceram no livro Diário de Bitita (apelido de infância de Carolina). Juntamente a isso, Farias mostra as origens afro-brasileiras de Carolina e completa o texto “O sócrates africano” escrito por ela. Na segunda parte, aparece a Carolina das cidades grandes. O foco vai para São Paulo, onde ela viveu até a sua morte. Já na terceira parte, a obra mostra Carolina famosa pelo sucesso do seu livro. Dessa maneira, Tom Farias conta a história da publicação de Quarto de despejo e os números que essa publicação alcançou. Aborda também a recepção do livro no Brasil e no exterior e a relação de Carolina Maria de Jesus com o movimento negro e personalidades famosas com quem conviveu. Todo esse relato é acompanhado de fotografias e documentos.

 

Fliaraxá

Tom farias é estreante no festival. “Fui convidado pelo Afonso Borges e, pra mim, foi uma surpresa. Vai ser muito importante essa participação, espero contribuir da melhor forma em Araxá”. Ele estará na mesa Biografia e/ou Romance Histórico, marcada para quinta-feira, dia 20 de junho, na companhia de Vagner Fernandes.

 

Carolina Maria de Jesus também será tema da palestra “Protagonismo Feminino – um olhar sobre a obra da mineira Carolina Maria de Jesus”, com as professoras Leni Nobre, do Cefet Araxá, e Claudelir Clemente, da UFU – Uberlândia. O encontro está marcado para o dia 22 de junho, 20h30, com mediação da jornalista Janaína Silva.

Outras Notícias