Bombeiros constatam irregularidades em agências bancárias em operação Alerta Vermelho

 Bombeiros constatam irregularidades em agências bancárias em operação Alerta Vermelho

 

A operação visa certificar o cumprimento das exigências das medidas de segurança contra incêndio e pânico, de modo a garantir a proteção das pessoas e a prevenção de incêndios, além de verificar a regularidade do credenciamento de possíveis brigadas profissionais e/ou dos brigadistas existentes na edificação. Com esse intuito o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais deu sequência ao planejamento de vistorias de fiscalização em alguns segmentos do comércio no Estado no decorrer do dia 16 de outubro. Nesta etapa, os militares fiscalizaram as edificações das agências bancárias em todas as regiões de Minas Gerais.

 

Em Araxá, de acordo com o tenente Marcelo Teixeira Caixeta, foram fiscalizadas 09 agências, entre bancos e correspondentes bancários, e o resultado foi que algumas irregularidades foram constatadas. Foi verificada desde a inexistência do ACVB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) até a instituição que tem o Auto, mas não está informado em local apropriado. Ainda segundo Caixeta essas pessoas foram notificadas e tem 60 dias para adequar às normas. No relatório da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Araxá, consta a cidade de Campos Altos também. Ao todo foram fiscalizados 14 locais nesses dois municípios. “A situação detalhada de Araxá é a seguinte, dessas nove fiscalizadas quatro estão com tudo conforme prevê a diretriz, e cinco estão com algum tipo de pendência”, explicou tenente Teixeira.

 

Para a Operação Alerta Vermelho realizada no mês de outubro de 2020, o foco foram as agências bancárias e edificações congêneres. Durante a realização das vistorias, os militares do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico avaliam as medidas preventivas existentes no estabelecimento, bem como a preservação das rotas de fuga, certificando o cumprimento das exigências previstas na legislação vigente. Além da etapa fiscalizatória, os militares também realizam um trabalho de orientação, detalhando aos responsáveis pelos estabelecimentos irregulares quais são os procedimentos necessários à obtenção do AVCB, disseminando assim a importância da prevenção. A ação, no entanto, não impediu que as edificações que apresentaram irregularidades fossem advertidas ou até multadas, conforme a análise das condições específicas de cada edificação.

 

Aproximadamente 700 militares participam das vistorias, distribuídos por Comandos Operacionais de Bombeiros (COB’s) de cada região do estado. Foram verificados itens importantes como: o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), as saídas de emergências, a sinalização, iluminação de emergência e os extintores. Um total de 1.215 estabelecimentos foram vistoriados em MG, sendo que 569 se apresentaram regulares e 646 estabelecimentos apresentaram irregularidades.

 

Alerta vermelho em 2019

No ano passado foram realizadas 06 etapas da Operação Alerta vermelho com 8.509 vistorias em estabelecimentos de todas as regiões de Minas Gerais. Deste montante, 3.308 estabelecimentos estavam regulares e 5.320 apresentavam falhas ou estavam irregulares. Estiveram envolvidas 1.200 equipes, com cerca de 3.500 militares. Entre os tipos de edificação, foram vistoriados hospitais e clínicas, edificações de baixo risco, escolas e pré-escolas, hotéis e assemelhados, postos e centrais de distribuição, além de presídios e centros socioeducativos.

Outras Notícias