Caminhoneiro é autuado por desobedecer lei do descanso

 Caminhoneiro é autuado por desobedecer lei do descanso

 

A Polícia Rodoviária Federal de Araxá abordou, nesta terça-feira, 10/03, às 8h40, um caminhoneiro que não comprovou o período de descanso obrigatório. O caso aconteceu na BR-262 e, de acordo com a PRF, o veículo estava com o disco do tacógrafo vencido desde janeiro deste ano. Na cabine, foram localizados nove comprimidos de “rebites”, um tipo de anfetamina utilizada para inibir o sono e o cansaço.

 

Os motoristas profissionais que fazem uso de anfetaminas e de outras drogas percorrem longas distâncias, chegando a trabalhar mais de 60 horas semanais nos períodos diurno e noturno. Segundo especialistas, isso aumenta o risco de ocorrer acidentes graves. Essas substâncias não só inibem o sono, elevando o estado de alerta, como também, em situações de consumo excessivo, ocasionam efeitos colaterais. Dentre eles, em curto prazo, provoca irritabilidade, ansiedade, comportamento agressivo, tremor, dilatação das pupilas, náuseas ou vômitos, visão desfocada, confusão de pensamento, elevação da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, além da dependência física e psíquica.

 

O caminhoneiro foi autuado pela não comprovação do tempo de descanso e retido por onze horas. Ele responderá ainda pelo crime de posse de droga para consumo próprio. Os compridos e o tacógrafo foram apreendidos pela PRF. Já o caminhão, foi retido.

Outras Notícias