Campanha da Fraternidade alerta contra violência

 Campanha da Fraternidade alerta contra violência

 

A Campanha da Fraternidade de 2020 foi iniciada nesta Quarta-Feira de Cinzas, 26/02, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema deste ano é Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. De acordo com o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a campanha será voltada a chamar a atenção contra atitudes de indiferença e violência em relação à vida. “Se queremos defender a vida, precisamos defender o diálogo e a democracia. Não podemos abrir mão da vida e, como consequência, da democracia, que depende do equilíbrio sadio dos Três Poderes”, disse hoje durante o lançamento da campanha.

 

O lema da campanha neste ano tem como referência as atitudes do Bom Samaritano, resumidas na frase “viu, sentiu compaixão e cuidou”, explicou o bispo. A parábola conta a história de um viajante samaritano que teve compaixão e cuidou de um homem que havia sido assaltado momentos antes. Dom Joel lembrou que esta é a 56ª Campanha da Fraternidade realizada pela CNBB. “Desta vez não abordamos situação específica como nas [campanhas] anteriores, mas olhamos para um fato abrangente, de inúmeras situações, onde a vida se encontra agredida”, disse.

 

“O fato é que a campanha deste ano nos alerta para duas atitudes: a primeira, a atitude da indiferença, marca de quem se preocupa somente com o próprio bem-estar. A segunda é decorrente da descrença em outras soluções [para problemas relacionados à violência], e passar a acreditar que a morte é vencida pela própria morte, e acaba pregando o enfrentamento da violência e da morte pela violência e pela morte”, acrescentou. Dom Joel ressaltou que irmã Dulce, a primeira santa brasileira, reconhecida por suas obras de caridade e de assistência a pobres e necessitados na Bahia, foi outra inspiração para a Campanha da Fraternidade deste ano.

Outras Notícias