CBMM realizará simulado de emergência de barragens no dia 17/12

 CBMM realizará simulado de emergência de barragens no dia 17/12

 

Em parceria com o Corpo de Bombeiros de Araxá, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração realizará no próximo dia 17 de dezembro, das 09h às 10h30, o Simulado de Emergência de Barragens. O evento tem caráter preventivo e possibilitará a avaliação de eficácia do Plano de Ação de Emergência – PAE, através da verificação da audibilidade do sistema sonoro de alertas, do monitoramento do tempo necessário para evacuação de pessoas que eventualmente estejam presentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) e da medição de tempo de deslocamento das entidades de proteção e defesa civil, para atendimento à emergência.

 

A perímetro do ZAS abrange os primeiros 10 quilômetros a jusante das barragens, localizada na região do Pirapetinga, não abrange a área urbana de Araxá e nem moradias ou edificações industriais habitadas. As atividades serão realizadas na estrada vicinal de acesso à Argenita sem impacto no perímetro urbano do município. Na ocasião, ocorrerá o acionamento do sistema de alerta sonoro e orientação às pessoas em trânsito.

 

Os exercícios serão coordenados pelo Corpo de Bombeiros de Araxá, por meio do Posto de Comando Integrado, contando também com a participação ativa da Polícia Militar Rodoviária Estadual, Policia Militar de Araxá, representantes do Executivo araxaense, equipe técnica da CBMM, moradores adjacentes das fazendas próximas à ZAS e possíveis passantes, no momento do simulado.

 

A CBMM reitera que todas as barragens estão em condições estáveis, inclusive com fatores de segurança acima dos recomendados pelas normas técnicas e exigidos pela legislação. As estruturas passam por verificações técnicas periódicas, monitoramento e manutenções constantes, visando garantir o desempenho esperado e as condições de segurança. Mais do que cumprir as legislações vigentes, a Companhia reforça o compromisso com a segurança da comunidade e trabalha de forma proativa, junto aos órgãos competentes, na Gestão de Segurança das Barragens.

Outras Notícias