Censo prisional é realizado pela segunda vez

 Censo prisional é realizado pela segunda vez

 

Objetivo é alimentar cada vez mais detalhadamente o sistema de gestão prisional de Minas Gerais para melhor o atendimento ao preso e realização eficiente de políticas públicas. As 197 unidades prisionais administradas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, realizam na sexta-feira (20/09) a segunda edição do Censo Prisional. A iniciativa acontece semestralmente com objetivo de realizar a contagem dos internos e a conferência de informações relativas aos presos que constam nos sistemas utilizados para a gestão do sistema prisional.

 

Todos os prontuários de detentos foram conferidos, um a um, pelas equipes de cada unidade prisional. Em caso de duplicidade de informações, os dados serão corrigidos e as inconsistências serão reparadas. A ideia é qualificar os dados do sistema prisional, desde pequenos detalhes, como grafia do nome do interno nos sistemas ou data de nascimento errada, por exemplo, até informações equivocadas que possam constar no prontuário do preso.

 

No primeiro censo prisional, realizado em março deste ano, foram verificadas 1.490 inconsistências nas 197 unidades prisionais. A ideia é que, a cada censo realizado, o número de divergências encontradas seja cada vez menor. A boa notícia para o sistema prisional é que o relatório final do primeiro censo prisional apontou que 65% das unidades prisionais não apresentaram nenhuma divergência de informações nos prontuários da população carcerária.

Outras Notícias