Cerca de 1.200 profissionais, já se apresentaram como voluntários para atuar junto à equipe de transição do governo Romeu Zema.

 Cerca de 1.200 profissionais,  já se apresentaram como voluntários para atuar junto à equipe de transição do governo Romeu Zema.

Profissionais se ofereceram espontaneamente para atuar no diagnóstico de 17 áreas e na estruturação da próxima gestão.

 

As inscrições foram abertas na semana passada e o prazo se encerrará na próxima quarta-feira, dia 14 de novembro. Como Zema pretende fundir pastas para a redução da estrutura administrativa do estado de 21 para 9 secretarias, os futuros secretários vão coordenar e atuar em mais de uma área temática.

Na prática, a seleção da equipe de trabalho se dá simultaneamente em duas pontas. Para a escolha do time de primeiro escalão de seu governo – secretários, secretários adjuntos e diretores de empresas públicas–, Romeu Zema acionou o serviço de empresas especializadas em recursos humanos que estão igualmente auxiliando de forma voluntária. A expectativa é de que os primeiros indicados sejam anunciados nesta semana. Por outro lado, Rodrigo Paiva estrutura as equipes técnicas de voluntários em 17 áreas, que estarão sob a coordenação dos futuros secretários.

Seleção 

As 17 áreas em que estão sendo recrutados profissionais voluntários, com experiência são: agronegócio, assistência social, ciência e tecnologia, comunicação, cultura, direito, economia e finanças, educação, energia, ensino superior, esportes, inovação, meio ambiente, saúde, segurança pública, tecnologia da informação e turismo. “A partir dos voluntários que se apresentaram, selecionamos os líderes que serão responsáveis por concluir o recrutamento dentro de cada área”, explicou Rodrigo Paiva. Para a equipe de saúde, o médico José Carlos Lassi vai ser o encarregado da seleção dos voluntários que vão atuar na base auxiliando no diagnóstico da área.

Encarregada de realizar o diagnóstico da situação financeira, da estrutura de pessoal, além das metas, dos programas prioritários das áreas de atuação do estado, a equipe de transição de Romeu Zema, coordenada pelo vereador Mateus Simões (Novo), se reuniu pela primeira vez na sexta-feira com a transição de Fernando Pimentel (PT), composta pelos secretários da Fazenda, José Afonso Bicalho, do Planejamento Helvécio Magalhães, de Governo Odair Cunha e Marco Antônio Rezende da Casa Civil. Amanhã, terça-feira, dia 13, o grupo de transição indicado por Zema, que tem além de Simões e Paiva, o economista Victor Cezarini, o empresário Victor Garizo Becho e as advogadas Luciana Lopes e Simone Deoud Siqueira, inicia a rotina de trabalhos na Cidade Administrativa.

Prazo 

De acordo com Mateus Simões, esse diagnóstico inicial do estado precisa ser concluído até o fim deste mês, para que, em dezembro, se processem as discussões temáticas com cada secretaria, o que ocorrerá já com a presença dos futuros secretários de estado. A situação fiscal do estado é crítica: o déficit previsto nos projetos de lei do Executivo que tratam do Orçamento do Estado para 2019 é de R$ 11,44 bilhões, portanto, 41,5% maior que do que os R$ 8,08 bi estimados para 2018. Além disso, a equipe de Zema foi informada que não há ainda calendário definido para pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo.

A transição de Romeu Zema também vai acompanhar a discussão e aprovação na Assembleia Legislativa da Lei Orçamentária de 2019. As eventuais intervenções e emendas serão apresentadas ao governo de Fernando Pimentel, que se comprometeu a encaminhar, de forma institucional, à presidência da Assembleia, as propostas do futuro governo.

Outras Notícias