Chuvas e temperaturas acima da média marcam a chegada do Verão

 Chuvas e temperaturas acima da média marcam a chegada do Verão

Março será o mês mais quente da estação

O verão, estação que marca o ápice do período chuvoso em boa parte do Brasil, começou na última sexta-feira (21/12), às 20h23. Nos próximos três meses, são esperadas chuvas mais constantes e volumosas e aumento da temperatura, principalmente nos meses de dezembro e janeiro.

 

“Ao longo deste período, esperamos chuvas ligeiramente acima da média no Noroeste, Norte e Leste de Minas, principalmente entre fevereiro e março. Nas demais regiões do estado, teremos chuvas dentro da normalidade”, aponta o meteorologista da Cemig, Arthur de Paiva Neto.

 

As previsões indicam que janeiro, como normalmente ocorre, será o período mais chuvoso. Porém, fevereiro deve apresentar precipitações acima da média normal. Uma característica marcante da estação é a duração do dia, que fica mais longo, e também a ocorrência de veranicos, longos períodos sem chuvas, geralmente entre janeiro e fevereiro.

 

Temperaturas

Apesar de não apresentar uma clara interferência nas precipitações, o El Niño traz um sinal claro de temperaturas acima da média. Em Minas, isso ocorrerá principalmente nas regiões Centro e Oeste, enquanto que nas demais localidades do estado as temperaturas tenderão a ficar dentro do esperado. Em relação aos meses, fevereiro será o mês mais frio, enquanto março, quando comparado a média do período, será o mês calor mais intenso.

Outras Notícias