Diário Sintonia
CNH Digital é disponibilizada por mais de 161 mil condutores mineiros
Por Janaina Silva
11 de abril de 2019

Documento armazena todas as informações da versão impressa

 

Uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, CNH, começou a ser disponibilizada há pouco mais de um ano pela Polícia Civil do estado. Adesão adquirida por mais de 161 mil condutores mineiros, de acordo com o levantamento realizado na última semana pelo Departamento de Trânsito de MG, o estado aparece em 3º no ranking de CNHs eletrônicas emitidas em todo o país.

 

Para aderir ao documento, o condutor precisa ter a carteira impressa com o código bidimensional (QR-Code). Da população de 6,9 milhões de condutores mineiros, mais de 3,5 milhões já possuem a CNH em papel com QR Code e podem solicitar a versão digital da habilitação.

 

A solicitação é feita através do aplicativo gratuito “Carteira Digital de Trânsito”, disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS e Android. Para garantir a identidade do condutor, o aplicativo utiliza o QR Code da CNH impressa e o reconhecimento facial, comparando a imagem da foto com o banco de dados do Denatran. A validação do documento é concluída com o número do celular e a chave criada para acessar o aplicativo.

 

A CNH Digital armazena todas as informações da versão impressa e, por isso, tem o mesmo valor jurídico do documento em papel. A apresentação da CNH, impressa ou digital, é obrigatória para fins de fiscalização e a falta do documento gera multa de R$ 88,38, além de 3 pontos na carteira e a retenção do veículo. O Detran-MG recomenda, portanto, que os motoristas que utilizam a versão digital cuidem para que o dispositivo eletrônico esteja funcionando no momento da abordagem.