Começam inscrições do concurso de qualidade dos Cafés 2019

 Começam inscrições do concurso de qualidade dos Cafés 2019

Prazo para quem quer participar da competição segue até 09/09

 

Concurso de Qualidade dos Cafés tem as categorias Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais de 2019. Os produtores interessados devem preencher a ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes nos escritórios da Emater-MG até o dia 09 de setembro de 2019. A participação é gratuita.

 

São esperados cerca de 2 mil concorrentes. Podem participar produtores dos municípios mineiros, com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada. A solenidade de encerramento do concurso, com anúncio dos vencedores, será em dezembro. O regulamento completo do concurso pode ser acessado no site www.emater.mg.gov.br.

 

São duas categorias, a primeira é a Café Natural, neste sistema, o café recém-colhido é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, tipos de café que após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguirem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação. Cada produtor pode participar com apenas uma amostra em cada categoria.

 

Os cafés concorrentes irão passar por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por, no mínimo, 10 classificadores e degustadores de café. Na primeira etapa de análise, só serão classificados os produtos que obtiverem o mínimo de 84 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. O produto será pontuado em quesitos como a proteção de nascentes da propriedade, preservação de mata ciliar dos cursos d’água, entre outros.

 

As amostras selecionadas na primeira etapa seguirão para uma nova avaliação. A comissão julgadora fará a classificação das melhores das duas categorias, em cada região cafeeira de MG: Cerrado, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. No encerramento, serão anunciados os vencedores estaduais das 02 categorias, além dos primeiros colocados em cada região produtora. Também será destacada a cafeicultura que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Todos receberão diploma. Em 2018, a competição contou com 1.893 inscritos.

Outras Notícias