Conhecimento em capacitações pode ser determinante no período chuvoso em MG

 Conhecimento em capacitações pode ser determinante no período chuvoso em MG

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem como premissa a busca constante pela capacitação continuada e o nivelamento cognitivo dos bombeiros militares nas missões de salvamento durante as catástrofes causadas pelo período chuvoso. Saber o que fazer e como se comportar mediante a situações de risco pode poupar a vida de muitas pessoas durante as tempestades, enchentes, inundações e outras adversidades que abarcam a temporada das chuvas. Seguindo diretrizes do governo estadual, o CBMMG investe consideráveis esforços nas áreas de capacitação para militares e, em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, também realiza treinamentos voltados para a população ribeirinha e das áreas de risco, por meio das ações do Núcleos de Defesa Civil, Núcleos de Alerta de Chuva.

 

No que diz respeito às capacitações dos bombeiros militares, o CBMMG iniciou em outubro, por meio da Companhia de Busca e Salvamento, um treinamento de preparação para o período chuvoso 2020/2021, que está sendo realizado em várias regiões do estado, no intuito de regular o conhecimento dos militares e prepará-los para situações reais.

 

As ocorrências mais comuns do período são os deslizamentos, desabamentos, soterramentos e inundações que aumentam consideravelmente em tempos de chuvas constantes, trazendo diversos danos materiais e humanos para a população. O treinamento cotidiano e efetivo representa uma das bases do serviço especializado para minimizar os danos, bem como reduzir o tempo resposta e potencializar os salvamentos em ocorrências dessa natureza.

 

A instrução ocorre em locais cujo cenário simula a realidade de uma catástrofe, preparando os militares para enfrentar todos os tipos de dificuldades, com orientações e treinamentos que vão desde a devida organização de materiais nas viaturas a ações como retirada de vítima, utilização de botes, amarrações de cordas para remoção da vítima. Outras ações como descida de rio e saco de arremesso, instrução de escoramento, instrução de rompimento, entre outras técnicas e procedimentos que garantem a efetividade e a segurança da operação também são ensinamentos que podem ser determinantes no ato do salvamento. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros compõe o Grupo Estratégico de Resposta que inclui outros órgãos e instituições que estão concentrando esforços para cumprir o Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2020/2021.

 

A fase de capacitações começou em outubro e já percorreu vários municípios e regiões do interior do estado. Nesta semana, os treinamentos estão sendo realizados na cidade de Uberaba, onde os militares estão tendo instruções de salvamento em escombros, no centro de treinamentos, no bairro Univerdecidade. Uma das técnicas mais utilizadas pelos bombeiros em desabamentos é a de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, treinamento prático que foi realizado nesta quarta-feira (18/11), numa obra em demolição na cidade. Na quinta-feira (19/11), os militares realizam o treino de resgate em enchentes e inundações, no rio Uberabinha, que fica localizado na cidade de Uberlândia.

Outras Notícias