Contran aperfeiçoa normas para reduzir custo do emplacamento

 Contran aperfeiçoa normas para reduzir custo do emplacamento

Medida aumenta segurança para os proprietários de veículos

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou nova resolução, número 780, de 26 de junho deste ano publicada no Diário Oficial da União de 28 de junho, que barateia os custos com emplacamento dos veículos e aumenta a segurança das placas, dificultando a clonagem e falsificação. De acordo o documento, o novo modelo de Placas de Identificação Veicular é exigido para veículos novos ou, no caso dos veículos em circulação, quando houver mudança de município, ou ainda se a placa for furtada ou danificada.

 

Na última quarta-feira (26/06), o Contran revogou a resolução, a 729/2018, que havia estabelecida a implantação de placas no padrão Mercosul em todo o território nacional até o dia 30 deste mês. Pela resolução publicada a produção da nova placa passa a ser controlada por um sistema informatizado nacional, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serpro, e terá um QR Code, que possibilitará a rastreabilidade.

 

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Jerry Dias, explicou que a retirada da exigência de implantação da nova placa implica em economia para quem já utiliza a placa atual. “Hoje, são realizadas cerca de 17 milhões de transferências de propriedade por ano sem mudança de município, que a regra anterior exigia que o cidadão obrigatoriamente substituísse as placas. Com a alteração aprovada pelo Contran, estima-se uma economia de aproximadamente R$ 3,4 bilhões ao consumidor final”.

 

De acordo Dias, o novo modelo da placa resolve, gradualmente, o problema da falta de combinação de caracteres para as placas do país, que está no limite. Ele permitirá mais de 450 milhões de combinações. São mais de 2 milhões de veículos circulando com o novo modelo das placas veiculares. Todo país terá até o dia 31 de janeiro de 2020 para adaptar ao novo padrão.

Outras Notícias