Corpo de Bombeiros de Araxá devolve 112 animais silvestres à natureza

 Corpo de Bombeiros de Araxá devolve 112 animais silvestres à natureza

 

O desmatamento, as queimadas e as várias agressões ao meio ambiente provocadas pelo ser humano tem contribuído enfaticamente com a migração de animais silvestres para o perímetro urbano. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realiza diariamente a captura de espécies, que habitualmente vivem em matas e florestas, mas que agora estão cada vez mais presentes nas cidades. De acordo com um levantamento do Centro Integrado de Defesa Social do CBMMG, durante o ano de 2019, o Corpo de Bombeiros realizou a captura de 4.952 animais silvestres de mais de 20 espécies diferentes em Minas Gerais. Somente serpentes foram capturadas e devolvidas à natureza mais de 2.500.

 

A pesquisa também revela que houve uma variação de 28% na captura de espécies silvestres na comparação de janeiro a outubro de 2019 e o mesmo período de 2020 no Estado. Em linhas gerais, o CBMMG, entre 2019 e 2020, devolveu à natureza 11.285 animais silvestres que se arriscaram nos perímetros urbanos, fugindo de queimadas e outras degradações ou simplesmente em busca de maior oferta de alimentos. O ingresso dos animais nas casas muitas vezes pode causar pânico e comportamentos que podem comprometer a integridade das pessoas ou dos bichos, por isso é sempre aconselhável manter uma distância segura e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 sempre que necessário.

 

Ao chegar no local, a guarnição irá realizar a captura desses animais e fazer a destinação correta, em caso de animais domésticos e no caso de animais silvestres lesionados ou doentes, eles são encaminhados para clínicas veterinárias parceiras. Assim, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais segue firme no compromisso e no dever de salvar e proteger a população, bem como a flora e a fauna de nossas florestas e matas por um meio ambiente menos hostil e mais equilibrado.

 

Em Araxá, de acordo com dados da Segunda Companhia do Corpo de Bombeiros, nos 365 dias de 2019 foram capturados 138 animais, desses 92 cobras e 25 gambás. E entre o dia 1º de janeiro e 06 de outubro de 2020 foram 112 no total, a maioria, 66, cobras, e o segundo animal mais capturado foi o gambá, 38.

Outras Notícias