Crianças, gestantes e puérperas devem imunizar contra gripe

 Crianças, gestantes e puérperas devem imunizar contra gripe

Araxá terá o primeiro balanço na próxima semana

 

Com a chamada ‘Gripe é doença séria. Vacine-se’, a campanha conta com peças publicitárias em todas as mídias sociais e meios de comunicação do estado. A iniciativa busca chamar a atenção para as pessoas que compõem os grupos prioritários que devem ser imunizados. A vacinação contra a influenza foi iniciada em 10 de abril, em todo país, e segue até 31 de maio. Em 04/05 está marcado o Dia de Mobilização Nacional.

 

Em 2019, o público que deve receber a vacina representa 6.018.977 mineiros. Esse número corresponde à meta, que é vacinar 90% da população. Em 2018, somente crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias recebiam a vacina contra a gripe durante a campanha. Por isso, a grande novidade neste ano é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos.

 

Também fazem parte do público elegível para vacinação, adultos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Em Araxá as unidades básicas de saúde vão funcionar normalmente nesta quinta-feira (18/04), véspera de feriado, para atender ao público da primeira etapa de vacinação. A previsão, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Araxá, é que no dia 22 de abril, próxima segunda-feira, seja divulgado o balanço dos primeiros 8 dias de mobilização.

Na campanha de 2018 houve dificuldade de atingir a cobertura vacinal estipulada que é de 95%, por isso, em 2019, a estratégia do Ministério da Saúde é considerar momentos específicos para a mobilização da população.

 

De 10/4 a 19/4: vacinação contra influenza de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. De 22/4 a 31/5: vacinação de todos os grupos prioritários. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

 

Dados

Até terça-feira, 16 de abril, 456 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave foram notificados em Minas Gerais. Desses, 44 já tiveram amostras processadas, 13 confirmações de Influenza e 31 por outros vírus respiratórios. Dos dados confirmados de Influenza, 11 são referentes a Influenza A H1N1 e 2 por outros subtipos.

Outras Notícias