Cronista Fred Melo Paiva debate futebol e literatura

 Cronista Fred Melo Paiva debate futebol e literatura

Reprodução

 

O cronista, jornalista e atleticano Fred Melo Paiva estará em Araxá para debater o tema “Jornalismo, Futebol e Literatura” a convite do Sempre Um Papo. Também serão autografados seus dois livros “O Atleticano Vai ao Paraíso” (Edição do autor) e “Bandido Raça Pura — e Outros 35 Perfis se Ilustres Mais ou Menos Virtuosos, Notáveis Anônimos, Cães, Ratos, Urubus e Coisas Supostamente Inanimadas” (Arquipélago Editorial). O evento será no dia 17 de março, terça-feira, às 19h30, no Salão do Tribunal do Júri, no Uniaraxá, com entrada gratuita. A organização pede que o público doe livros literários novos ou usados para o projeto de bibliotecas comunitárias do Sempre Um Papo. O evento será traduzido em libras.

 

O livro “O Atleticano Vai Ao Paraíso”, de 2013, reúne 78 crônicas sobre o Clube Atlético Mineiro, seu time do coração. As crônicas de Fred Melo Paiva perpassam um período de dois anos, do quase rebaixamento do Atlético em 2011 até a conquista da Libertadores em 2013. O autor é tido como um represente do “jornalismo literário” à brasileira, “dono de um dos melhores textos da imprensa brasileira”, nas palavras do também cronista Xico Sá, que escreve a orelha do livro. Nele, Fred Melo Paiva mergulha na alma do sofrido torcedor do Galo, deixando de lado as análises táticas e o futebolês. É livro de um apaixonado na busca por compreender a própria paixão e a de seu povo, o atleticano.

 

Já a obra “Bandido Raça Pura — E Outros 35 Perfis de Ilustres Mais ou Menos Virtuosos, Notáveis Anônimos, Cães, Ratos, Urubus e Coisas Supostamente Inanimadas”, Paiva reúne 35 perfis produzidos ao longo de sua carreira — de Cauby Peixoto a Oscar Niemeyer, de Cléo Pires a um campeoníssimo atleta paraolímpico, dos donos de uma casa de swing a Ronaldo Fenômeno, passando pelo último carcereiro do Carandiru, por Dorival Caymmi, por cachorros, urubus, e até pelo supostamente inanimado aparelho de ar-condicionado. Entre os arroubos da juventude punk que o formou e a elegância de uma escrita forjada nas melhores redações do jornalismo mensal, Fred Melo Paiva produz, neste livro, um jornalismo literário que passeia pela ironia fina, a informação precisa e o texto surpreendente.

Outras Notícias