Cultivares de café em teste são avaliados

 Cultivares de café em teste são avaliados

Neste ano é a primeira colheita das unidades

 

Projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café engloba 26 campos experimentais e avalia 12 variedades do grão em grão em 12 municípios. Equipes de profissionais percorreram 06 cidades da região do Cerrado Mineiro, com a “Rodada Integra Cerrado Mineiro” e os “Dias de Campo”, do projeto “Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café”, para apresentar testes de cultivares de café para o Cerrado Mineiro.

 

Os “Dias de Campo”, realizados nos municípios de Araxá, Patrocínio, Monte Carmelo, Araguari, São Gotardo e Carmo do Paranaíba, reuniram cerca de 600 participantes. O “Unidades Demonstrativas de Cultivares”, financiado pelo Consórcio Pesquisa Café, é o maior programa de difusão de cultivares de café, em campo do país. O projeto conta com investimentos de mais de R$ 1,2 milhão.

 

Neste ano, que marca a primeira colheita das unidades, estão sendo avaliados o desenvolvimento inicial, produtividade, ciclo de maturação, qualidade de bebida, resistência a pragas e doenças, entre outras variáveis. As unidades trazem uma boa representatividade do Cerrado Mineiro, já que estão localizadas em diferentes microclimas e em altitudes que variam entre 870 e 1.200 metros. Existem lavouras em condições de sequeiro e irrigadas, tanto por pivô central, como por gotejo. O espaçamento e a condução da lavoura são os mesmos já adotados pelo cafeicultor. Durante os Dias de Campo, os proprietários de cada unidade apresentaram aos participantes os tratos que foram utilizados.

 

O projeto segue até 2022 e todos os anos novas rodadas de “Dias de Campo” serão realizadas. A iniciativa conta com parceria entre a Epamig, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e a Fundaccer, e, ainda, com o apoio do CNPq, do Consórcio Pesquisa Café, do INCT Café e da Emater – MG. A “Rodada Integra Cerrado Mineiro” teve o apoio das Cooperativas e Associações filiadas à Federação dos Cafeicultores do Cerrado, do Sebrae/MG.

Outras Notícias