Delegacia Virtual já registra mais de um milhão de ocorrências

 Delegacia Virtual já registra mais de um milhão de ocorrências

Em cinco anos maioria é de extravio de documentos

 

A Delegacia Virtual é um serviço de solicitação de registro de ocorrências, disponível para computadores e celulares. Perdeu um documento ou objetos pessoais; envolveu-se em acidente de trânsito sem vítima; sofreu algum dano ou teve algum familiar desaparecido ou localizado. O aplicativo foi lançando em 30 de abril de 2014 e, até então, 1.099.340 registros foram realizados.

 

O fato com mais ocorrências é extravio de documentos, com 737.300 registros, o que representa 68% do total, seguido de acidente de trânsito sem vítima, com 25,2% (291.608) e extravio de objetos pessoais, com 5,6% (61.506). Os menores registros são danos, com 0,6% (6.171), e comunicação de pessoa extraviada ou desaparecida, 0,2% (2.683).

 

É disponível para fatos ocorridos em Minas Gerais, num prazo de até 30 dias ajudou o estudante Mario Sérgio de Souza, de 21 anos. “Perdi meus documentos e fiz o registro pelo celular. Foi fácil e me poupou tempo em ir à delegacia para comunicar o extravio”, diz.

 

Como funciona

O acesso é feito por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, que tem links de atalho também nos sites da Polícia Civil mineira e do Detran-MG. O registro é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela. Após envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem, informando o número do Reds, antigo boletim de ocorrência, e a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social, para impressão. Se os técnicos tiverem alguma dúvida, o cidadão será orientado a procurar uma delegacia física. Uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Investigação e Inteligência Policial, atuando 24 horas.

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