Diário Sintonia
Detran de Araxá está sem vistoriador oficial por tempo determinado
Por janainasilva
7 de novembro de 2018

Mutirão para atender demanda acontece ainda em novembro

Avaliar um veículo, verificando as condições de conservação e manutenção, impedindo que aqueles fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados, essa é a função das vistorias realizadas pelos Departamentos de Trânsito nos municípios. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o procedimento é executado pelos órgãos de trânsito e segue alguns critérios uniformes em todo o país.

 

O vistoriador confere a numeração de chassi, motor, carroceria e outros detalhes, além de avaliar itens externos e visíveis. O objetivo é assegurar a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

Com uma demanda diária de 80 a 100 vistorias de carros e motos o serviço fica comprometido por tempo determinado. “Tínhamos dois vistoriadores oficiais, um está de férias, e o outro, cedido pela prefeitura, retornou às funções de origem. Os casos urgentes serão avaliados por mim”, explica o Delegado de Trânsito de Araxá, Renato de Alcino Vieira.

 

Para atender a quantidade acumulada de vistorias de carros e motos um mutirão acontecerá entre os dias 26 e 30 de novembro, última semana do mês.

 

Até o final da tarde desta quarta-feira (07/11) 65 proprietários de veículos não foram atendidos, segue os emplacamentos regulares. O delegado regional da 2ª Delegacia de Polícia Civil, Vitor Hugo Heisler, disponibilizou um investigador para auxiliar nos trabalhos.