Detran em Araxá é primeiro do interior a implantar vistoria eletrônica

 Detran em Araxá é primeiro do interior a implantar vistoria eletrônica

 

Foi iniciado nesta segunda-feira, 14 de outubro, o procedimento de vistorias de veículos em formato eletrônico, pelo Detran em Araxá. O projeto foi lançado na semana passada, dia 8 de outubro. Belo Horizonte foi pioneira no Estado e a primeira cidade do interior de Minas Gerais a receber o novo modelo de inspeção foi Araxá. O procedimento substitui o uso de lápis e papel, por ser informatizado é mais rápido e seguro, evitando a ocorrência de fraudes. A vistoria passou a ser realizada por meio de aplicativo que é disponibilizado apenas aos vistoriadores. As imagens coletadas são instantaneamente enviadas para o banco de dados do Detran, autorizando o processamento do serviço.

 

A inspeção é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados, segunda via do CRV (recibo de compra e venda) e baixa. A utilização do sistema em Araxá começou na manhã de hoje (14/10), e a cidade foi escolhida para fazer o projeto piloto no interior do Estado, de modo a propor ajustes e tornar a solução tecnológica mais adequada a realidade dos demais municípios, possibilitando a expansão.

 

A expectativa é que o sistema reduza o tempo de vistoria, além de torná-la mais segura. A principal redução será no tempo gasto com a retirada dos decalques das identificações gravadas no chassi e no motor. Antes isso era feito com papel e lápis. Estima-se que ocorrerá uma redução de 03 a 06 minutos por vistoria. Com efeito, no médio prazo, a tendência é que o Detran em Araxá consiga aumentar o número de veículos atendidos diariamente. Como se trata de uma novidade, o sistema tem passado por revisões e aprimoramentos diários. Avalia-se que de 04 a 05 semanas o sistema esteja funcionando em plenitude e os funcionários habituados com a utilização.

Outras mudanças:

A vistoria em veículo novo (0 km) passa a ser obrigatória, antes bastava o adquirente apresentar a documentação e o decalque da identificação gravada no chassi. Existe uma delimitação geográfica na utilização do aplicativo, em regra, a vistoria poderá ser feita no shopping Boulevard Garden, onde está sediado o Detran/Araxá ou no Sest/Senat (veículos pesados). Será obrigatório o pagamento da taxa de vistoria móvel, caso o veículo não seja apresentado nos pontos de atendimento do Detran, o valor é de R$215,59. O proprietário do veículo que vier a ser apreendido e tiver transcorrido mais de 30 dias da aquisição deverá pagar a taxa de vistoria móvel de R$215,59.

 

Parceiros para Implantação

Em Araxá a união de esforços entre órgãos públicos, empresas, sociedade civil organizada e a sociedade proporcionou a implantação, de modo a melhorar os serviços públicos que são prestados aos cidadãos. Os smartphones foram doados por uma concessionária e o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) custeou as despesas dos vistoriadores que deslocaram até Belo Horizonte para fazerem a capacitação.

Outras Notícias