Dia mundial do Doador de Sangue busca conscientizar população

 Dia mundial do Doador de Sangue busca conscientizar população

Cerca de 2% dos mineiros são cadastrados como doadores

 

Lembrado nesta sexta-feira, 14 de junho, o dia mundial do Doador de Sangue foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 2014, e visa homenagear o empenho dos doadores voluntários e conscientizar a população sobre a falta de doadores. O ato de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e solidariedade. Os mineiros sempre se mostraram sensíveis à necessidade de manutenção dos estoques de sangue da fundação Hemominas.

 

Em Araxá uma atividade na avenida João Moreira Sales homenageou à todos os doadores de sangue e conscientizou à todos não doadores sobre a importância desse ato, que é responsável pela salvação de milhares de vidas.

 

Ação altruísta importante em casos de catástrofes, quando a necessidade de sangue aumenta, contudo, as doações também são importantes durante todo o ano, uma vez que a Hemominas precisa atender as demandas de transfusão vindas dos hospitais. Depois de realizada a doação, o sangue é separado em componentes de modo que cada paciente recebe o que necessita, como hemácias, plaquetas e plasma.

 

A armazenagem de cada parte do sangue exige uma forma específica e tem um período de duração. Por exemplo, as plaquetas duram de 03 até, no máximo, 05 dias. Já as hemácias de 35 a 42 dias. Em períodos de férias escolares e véspera de feriados, há uma diminuição na apresentação dos doadores.

 

Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a média necessária para suprir a demanda de sangue já vem sendo abaixo da média. A OMS preconiza que 3% a 5% da população seja doadora de sangue, porém, em Minas Gerais, são cerca de 2% da população cadastrada em nossos bancos. Dados recentes mostram que no Brasil 1,8% da população doa sangue, número que está dentro dos parâmetros de pelo menos 1%, mas longe da meta da OMS, que seria de 3% da população doadora.

 

A modalidade mais comum é a doação de sangue total, na qual, é retirado cerca de 400 a 450 ml de sangue. Neste tipo, o doador não entra em contato com o anticoagulante, diferente da aférese. Essa doação é rápida, dura menos de 10 minutos, com poucos efeitos colaterais. Para fazer a doação de sangue é necessária uma entrevista prévia para avaliação da saúde do doador, que precisa ter entre 16 e 69 anos e ainda pesar mais de 50 quilos.

Outras Notícias