Disque Denúncia 181 é nova frente contra a corrupção

 Disque Denúncia 181 é nova frente contra a corrupção

 

Serviço, que completa 12 anos, contribuiu para a prisão de 217 mil pessoas, apreensão de 41 toneladas de drogas e retirada de circulação de 23 mil armas de fogo. O Governo do Estado dá nesta terça-feira (12/11) mais um importante passo para combater a corrupção em Minas Gerais. O 181 Disque Denúncia – também conhecido por DDU – passa a receber denúncias anônimas relativas aos crimes contra a Administração Pública e a Lei das Licitações, e se torna mais um equipamento para auxiliar contra corrupção e lavagem de dinheiro. O Disque Denúncia aproxima a sociedade das forças de segurança e possibilita ao cidadão contribuir com informações importantes para desvendar crimes e contribuir com a redução da criminalidade no Estado.

 

O serviço de denúncias é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar. Além do início das denúncias de corrupção ao 181, que já podem ser feitas imediatamente pelo cidadão, de forma sigilosa e anônima, o Governo Romeu Zema criou, neste ano, a Delegacia Estadual de Combate à Corrupção e o 162 Anticorrupção da Ouvidoria-Geral do Estado, visando fortalecer o trabalho das instituições frente a este crime no estado.

 

Números demonstram a importância do 181 e da participação do cidadão mineiro na construção de uma sociedade menos violenta. Em setembro de 2019, mês do último balanço, o serviço recebeu 6.720 denúncias, uma média de 271 por dia. De janeiro a setembro deste ano, a marca de chamadas ultrapassa as 336 mil e o número de denúncias geradas chegou a 55.471. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer um dos 853 municípios mineiros. Em 12 anos de história, o DDU recebeu 8,6 milhões de chamadas. Destas, 889 mil se transformaram em denúncias que foram apuradas pelas forças policiais, com retorno do desdobramento ao denunciante. Além disso, as ligações possibilitaram a retirada de circulação de mais de 23 mil armas de fogo e mais de 41 toneladas de drogas, como maconha, cocaína e crack.

 

Com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, o DDU busca aprimorar constantemente o serviço para garantir ao cidadão que as informações repassadas aos atendentes sejam trabalhadas de forma eficiente e qualificada. As ligações são criptografadas, garantindo o sigilo do denunciante. O 181 Disque Denúncia não oferece resposta imediata, já que existe um prazo de 90 dias para apurar e responder a denúncia apresentada. Além do tridígito (181), o cidadão também pode encaminhar a denúncia no canalanticorrupcao@ouvidoriageral.mg.gov.br e no whatsapp (31) 99802-9713.

Outras Notícias