Diário Sintonia
Escolha de diretores escolares terá votação dia 17/06
Por Janaina Silva
11 de junho de 2019

Fase de divulgação das chapas já começou

 

As escolas da rede estadual de ensino realizam mais uma etapa do processo de escolha de diretor e vice-diretor até essa sexta-feira, 14/06. Em todo estado serão selecionados gestores para 3.496 escolas. Com a participação da comunidade escolar, estão sendo realizadas reuniões nas unidades de ensino para divulgação das chapas e apresentação dos Planos de Gestão.

 

“O Plano de Gestão é um instrumento importante, porque qualifica o debate e aperfeiçoa o processo democrático. Além disso, é uma oportunidade que a comunidade tem para discutir projetos mais adequados à realidade e necessidades das escolas. Os planos devem abranger todos os aspectos referentes à gestão escolar e é fundamental que tenham como foco a melhoria da qualidade da educação ofertada”, destaca o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Paulo Henrique Rodrigues.

 

Nas escolas, as comissões organizadoras são as responsáveis por fomentar o debate e incentivar a participação de toda a comunidade. “A comissão deve organizar um espaço de debate que conte com a participação dos três segmentos: servidores da escola, pais e responsáveis e estudantes. Também é importante que exista equidade entre as chapas e que seja garantida a isonomia para que todas apresentem seus planos”, conclui o superintendente.

 

De acordo com o cronograma, a votação acontece em 17 de junho. No mesmo dia deverá ser realizada a apuração dos votos e, a partir das 20h, o anúncio da chapa indicada. Em todo o estado serão escolhidos gestores para 3.496 escolas.