Estabelecimentos podem cadastrar no SIM

 Estabelecimentos podem cadastrar no SIM

Reabertura do frigorífico fomenta comércio de gado

 

Com a legalização do frigorífico, que agora opera pelo serviço de inspeção estadual, vários estabelecimentos também podem se adequar para obter a equivalência do IMA e comercializar produtos nos municípios mineiros. Reativado em 2017 o frigorífico municipal passou a contar com o Serviço de Inspeção Estadual através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Desde a reabertura, a operação era feita pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e agora o benefício foi ampliado.

 

A veterinária coordenadora do SIM, Rose Oliveira, explica que a reabertura do frigorífico fomentou o comércio de gado para os estabelecimentos e todos os empresários da área; o abate dos animais ficou mais barato, há economia com o frete; os estabelecimentos abatem o próprio gado o que funciona como rastreamento; tudo isso traz para o consumidor uma carne mais fresca, mais saudável, sem conservantes ou aditivos.

 

Ela destaca ainda que com o SIM, produtores de diversos segmentos podem se cadastrar para receber orientações, visando comercializar em todas as cidades de Minas Gerais. “Todas as empresas, principalmente aquelas que manipulam produtos de origem animal, como mel, ovos, carne, leite e derivados; precisam se cadastrar. O estabelecimento recebe um selo de qualidade atestando que o produto é inspecionado, acompanhado e passa para a nova etapa que é ter autorização do IMA para comercializar em outros municípios”, salienta.

 

A veterinária explica ainda que haverá alterações na legislação dos açougues e por isso estão fazendo visitas aos estabelecimentos, repassando orientações. A lei começa a vigorar em 6 meses, são pequenas adequações. Os interessados podem procurar a secretaria de Desenvolvimento Rural, no Centro Administrativo, situado no bairro Guilhermina Vieira Chaer, para orientar e agendar visitas. O atendimento é das 13h às 17h. Mais informações via telefone 34-3691-7040.

Outras Notícias