Diário Sintonia
Festival competitivo de dança completa 19 anos
Por Janaina Silva
2 de agosto de 2019

Referência para escolas e grupos brasileiros

 

Na edição passada o evento contou com a participação de mais de 1.500 dançarinos advindos de diversos municípios de Minas e de vários estados, os quais puderam apresentar centenas de coreografias. Eles, que geralmente vêm acompanhados por familiares, geram uma grande movimentação na cidade, aumentando o fluxo em hotéis, bares e restaurantes, potencializando a vocação turística de Araxá.

 

O 19º Dançaraxá acontece de 15 a 18 de agosto no Grann Hall, situado na avenida Ministro Olavo Drummond. De acordo com a diretora artística e coordenadora geral Tassiana Araújo, em 2019 foi realizada uma grande seletiva das escolas participantes, sendo aprovados 70 grupos e 450 coreografias, de 39 cidades diferentes de todas as regiões do país.

 

O festival tem objetivo promover o intercâmbio entre os grupos participantes, propiciando o treinamento e a capacitação de bailarinos contribuindo para aperfeiçoamento técnico e profissionalização, bem como a reflexão constante da atividade por meio de oficinas gratuitas, fóruns e mesas temáticas. O projeto também promove a diversidade cultural da arte da dança, contemplando várias modalidades, como ballet clássico, ballet clássico de repertório, jazz, moderno, sapateado, danças urbanas, estilo livre e contemporâneo, para todas as faixas etárias.

 

A entrada para o evento é totalmente livre e gratuita, com a doação voluntária de 1 litro de óleo que será destinado à entidades beneficentes da cidade, além disso o evento conta com acessibilidade completa e intérprete de libras no cerimonial. O festival competitivo de dança é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania – Governo Federal, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas, contando com o patrocínio da CBMM e Fundação Rio Branco. Programação detalhada das apresentações pode ser encontrada no site: www.dancaraxa.art.br.