Festival Giro Gastronômico inicia sexta, 04, conheça os 15 pratos servidos

 Festival Giro Gastronômico inicia sexta, 04, conheça os 15 pratos servidos

 

O evento valoriza produtos típicos da culinária local, como a batata e o queijo e começa nesta sexta-feira, 04 de dezembro. O festival “Giro Gastronômico: é batata, é queijo, é Araxá”. Durante 16 dias a população da cidade e os turistas poderão provar 15 novos pratos que foram elaborados por bares, restaurantes e lanchonetes locais a partir de uma consultoria com o chefe de cozinha Edson Puiati, especialista em gastronomia mineira. “Foi um sucesso! São pratos inéditos, alguns mais simples outros mais sofisticados de acordo com cada segmento e o estilo de cada estabelecimento”, ressalta Puiati. A população terá 16 dias para experimentar essas delícias. “Basta acessar nosso site e escolher qual você quer provar. Fica a critério de cada empreendimento se as vendas serão feitas no balcão ou por delivery”, explica a empresária Maricell Hussein, da Bonare Eventos. Pratos:

 

CABOCO FAMINTO – CABOCO PARMENTIER TRÊS QUEIJOS: Medalhão de carne moída, envolto em bacon grelhado, servido com purê de batatas com três queijos e maçaricado. Servido com molho de carne da casa e pimenta biquinho. CAFÉ DA ROÇA – BATATA ROSTI IMPERIUM: Batata, bacon, queijo imperium, temperos. CHATEAUBRIAND – COSTELINHA ARAXÁ A LÁ CHATÔ: Costelinha suína ao molho de melaço de cana com cachaça, batatinha ao murro e creme de queijos canastra. HOTEL DONA BEJA – GALETTE DONA BEJA: Uma versão da lasanha sem massa, batatas fatiadas com queijo, presunto e bacon frito. EMPÓRIO LÍQUIDO BRASIL – BATATA RÚSTICA COM ANCHO E MOLHO DE CAFÉ: Batata rústica, queijo Araxá, ancho grelhado ao molho de café, cachaça e rapadura.

 

JEITO LEVE – SALMÃO À JARDINEIRA COM MUSSELINE DE BATATA COM MIX DE QUEIJOS: Musseline de batata com queijo canastra e wasabi, salmão selado e legumes (repolho roxo, alho porró, pimentões vermelho e amarelo, couve) na manteiga. LANCHES CASEIROS – CROQUETE DE CARNE DE PANELA COM QUEIJOS: Croquete de batata e carne de panela, recheado com queijos: requeijão, queijo Araxá e parmesão. Empanado com farinha de pão e gergelim. MANU FORNERIA – STEAK AO MOLHO DE QUEIJO ARAXÁ COM BATATA ROSTI: Filé mignon (steak), ao molho de queijo Araxá servido com batata rosti salpicada com queijo. TRAILER MATRIZ – POUTINE MATRIZ: Um clássico prato do Canadá, é composto de batatas fritas, queijo muçarela, cheddar e carne de panela cozida e desfiada, finalizado com molho da carne. MUNDIAL CERVEJARIA E TEMAKERIA – KOROKKE DE BATATAS COM QUEIJO AO MOLHO PONZU E CATUPIRY DE WASABI: Bolinho de batatas com bacon e queijo, empanadas com panko e servidas ao molho Ponzu e catupiry de wasabi.

 

SABOR DI CASA – GRATIN DAUPHINOISE: Batatas em camadas, refogadas em alho e cebola, leite e creme de leite assadas e gratinadas com queijo Araxá. SANTIAGO – ENTRECÔTE AO MOLHO CHIMICHURRI COM CROQUETAS DE QUEIJO ARAXÁ: Bolinho de batatas recheados com queijo Araxá e muçarela, empanados e fritos, servidos com um entrecôte grelhado ao molho chimichurri, com maionese de páprica e molho cream cheese. SPETUS – BOI CHEIROSO ESCONDIDO: Filé grelhado ao molho inglês e folhas de manjericão, servido com uma camada de purê que, ao final, é gratinado. TEMP ARTE – BURGÃO TEMPERAR-ART: Um sanduíche elaborado com creme de queijo de Araxá, hambúrguer de boi, uma batata rosti, tomate e alface e fatias de bacon. BOX MINEIRO – ESCONDINHO DE CHILLI MINEIRO: Uma versão de um prato mexicano, feito com feijão, carne de porco e pimenta chilli. Foi elaborado com feijão carioca, temperado à mineira, mas com um toque mexicano, servido com um creme de batata e queijo de Araxá.

 

O Festival É Batata é idealizado e organizado pela Bonare Eventos. Previsto para ser realizado em 2021, o evento dá uma amostra do que vai trazer agora, neste fim de ano.  É o Festival “Giro Gastronômico: é batata, é queijo, é Araxá”, organizado em conjunto com Sebrae, com o apoio da Bem Brasil, AQMARA, FIEMG, Sindbebidas e Araxá Convention & Visitors Bureau. A intenção é, além de valorizar e resgatar o que há de mais tradicional na nossa culinária, contribuir com o desenvolvimento econômico local focando num segmento que ainda se recupera das restrições impostas pela pandemia e mostrar a força do agronegócio da região. Informações para o público: http://ehbatata.com.br

Outras Notícias