Golpe de estelionato via rede social é registrado pela PM

 Golpe de estelionato via rede social é registrado pela PM

Vítima percebeu cobrança após clonagem do whatsapp

A vítima de estelionato compareceu até o batalhão da PM relatando que na terça-feira (02/04) percebeu que um indivíduo clonou o número de whatsapp e mandou mensagens falsas em nome dela, pedindo dinheiro aos contatos. Após tomar ciência, a mulher divulgou o fato nas redes sociais e registrou o boletim de ocorrência.

 

Um novo tipo de golpe usa clonagem de chips de celular e mensagens no whatsapp para extorquir usuários. O crime consiste em roubar o número de telefone das vítimas para acessar as contas no aplicativo e disparar conversas falsas, solicitando depósitos de valores ou compra de mercadorias. Os criminosos compram chips novos e ligam para a operadora para recuperar um número supostamente perdido junto com um celular roubado.

 

Nesse processo, é possível que informações pessoais das vítimas, como endereço e CPF, também sejam usadas para enganar o atendimento via call center. De posse do dispositivo ativado com o telefone, o golpista instala o aplicativo de mensagens no celular e entra na conta do usuário. Caso o perfil não tenha proteção reforçada, o criminoso pode acessar grupos e contatos, além de usar foto e nome do dono original. A partir daí vítimas podem ser enganadas mais facilmente.

Outras Notícias