Homem tem prejuízo de quase R$ 3 mil após golpe

 Homem tem prejuízo de quase R$ 3 mil após golpe

PM alerta para compras na internet

 

Na tarde de segunda-feira, 29 de julho, uma vítima de golpe compareceu na sede da Polícia Militar em Araxá relatando que em 04/07/2019 entrou no site de uma loja de departamentos e efetuou a compra de uma televisão led 65 polegadas, cor preta, tendo sido gerado um boleto para ser pago através de agência bancária no valor total de R$1.199,02, sendo efetuado o pagamento do boleto na mesma data. Porém, após ter efetuado o pagamento, a vítima constatou que o beneficiário não se tratava do banco indicado e sim do banco invest programado sofisa direto/ banco sofisa sociedade anônima.

 

Segundo a vítima no dia 1º de julho deste ano havia entrado no mesmo site e efetuado a compra de uma televisão led 55 polegadas, também na cor preta, no valor de R$1.499,12, porém a TV não foi entregue. Foi constatado através dos bancos em que os pagamentos foram efetuados, que se tratavam de boletos fraudados, tendo a vítima percebido se tratar de um golpe. Prejuízo total do homem foi de R$ 2.698,23.

 

Dicas da PM para evitar o golpe:

Por exemplo, pagar um boleto que recebeu por e-mail cobrando uma dívida que não existe de uma empresa que não conhece, neste caso há uma situação evidente de golpe. Comprar de um site falso ou de um ambiente que não é seguro, pode também resultar em prejuízos. Por esse motivo, recomenda-se que o consumidor esteja bem atento à segurança. Também, antes de pagar qualquer boleto bancário, verificar os dados impressos e o valor cobrado. Identifique se não há informações divergentes. Verifique o nome da empresa, do banco, o código de barras, a data de vencimento ou mesmo o valor cobrado estão corretos. Havendo divergências é recomendado entrar em contato com a empresa e checar as informações. Além do mais, tenha em mente que os órgãos públicos não enviam cobranças ou intimações por e-mails. Notificações por e-mail para comparecer à Polícia Federal, à Receita Federal, etc., são golpes evidentes. Em qualquer caso, havendo fraude, o consumidor poderá procurar a polícia e registrar a ocorrência.

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