Idoso é vítima de extorsão em rede social

 Idoso é vítima de extorsão em rede social

 

A vítima de 66 anos procurou a Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar de Araxá na tarde do dia 25 de novembro para relatar que está sendo vítima de extorsão. O fato ocorreu através de relacionamento nas redes sociais com uma mulher. Após aproximadamente 03 semanas de conversa, a vítima enviou para a autora fotos íntimas. Posteriormente, a autora começou a ameaça-lo dizendo que iria divulgar essas imagens por redes sociais para os familiares do idoso. Diante da chantagem, a vítima depositou a quantia de R$ 5 mil. Depois, outra pessoa utilizando o mesmo número o procurou e o ameaçou dizendo que queria R$ 4 mil e que possuía a conversa completa da vítima com a autora. Foi realizado o registro do fato para demais providências.

 

Entenda o Golpe:

Criminosos que aplicam o chamado “Golpe dos Nudes” usam fotos e/ou vídeos íntimos para extorquir as vítimas. Nesta modalidade de estelionato, perfis falsos de mulheres nas redes sociais adicionam homens (preferencialmente casados) e trocam mensagens e fotos eróticas. Com os prints dessas conversas, os golpistas ameaçam as vítimas e exigem dinheiro, alegando que caso não depositem o valor solicitado, irão divulgar as fotos/vídeos para os familiares da vítima.

 

Dicas PM:

Tenha cuidado ao conversar com pessoas desconhecidas por meio de redes sociais; não envie fotos ou vídeos íntimos a desconhecidos ou pessoas que conheceu há pouco tempo pela internet; não faça o jogo de pessoas que você não conhece. Esteja atento sempre, pois os golpistas se aproveitam da facilidade de contato e anonimato pela internet para aplicar golpes; nunca mostre o rosto e tatuagens em fotos sensuais compartilhadas pelas redes. Esteja atento em perfis que são adicionados nas redes sociais, se são pessoas conhecidas e de seu meio social realmente. Jamais efetue depósitos bancários sob pressão! Caiu em um golpe? Procure a PM , faça o registro do boletim de ocorrência e peça orientação.

Outras Notícias