IMA espera vacinar 600 animais contra brucelose

 IMA espera vacinar 600 animais contra brucelose

Reprodução

 

A brucelose é uma doença que provoca queda na produção de leite, menor ganho de peso dos animais e aborto. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é responsável, no estado, pelo controle dela. Com supervisão das bezerras de Minas Gerais, a instituição realiza ativamente a imunização dos rebanhos para que a produção pecuária não seja comprometida e os animais permaneçam saudáveis. No último ano, o índice de vacinação contra a brucelose alcançou 78%, aumento de 1% em relação a 2018. Isso significa que foram imunizadas quase 1,8 milhão de bezerras de 3 a 8 meses de idade, dentro de um universo de 2,2 milhões de animais. A meta para este ano é chegar aos 80%, afirma a médica veterinária do IMA, Luciana Faria de Oliveira. Em Araxá, a expectativa é de que 600 animais sejam imunizados. Em Tapira, 500 bezerras.

 

Coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose no Estado, Oliveira conta que “o aumento sucessivo nos percentuais de vacinação ao longo dos anos de existência da campanha é resultado do empenho de todos os servidores do IMA, de boas práticas de veterinários autônomos em seguir a padronização das atividades propostas e da conscientização dos produtores sobre a importância da vacinação contra brucelose”, destaca. Ela afirma que apenas uma dose de vacina B19 protege as bezerras até a fase adulta. “Com isso, o gasto do produtor com a imunização é irrisório”, comenta.

 

A vacinação contra a brucelose e a sua declaração ao IMA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), são obrigatórias desde 1989. O produtor que não vacinar é passível de multa de 25 Ufemgs, o que equivale a R$ 92,79/animal não vacinado. Já o produtor que deixar de declarar a vacinação contra brucelose ao IMA poderá ser multado em cinco Ufemgs por animal (R$ 18,55/animal). O produtor deve vacinar suas bezerras semestralmente, declarando por meio da entrega dos atestados de vacinação ao IMA até o dia 10 após o fechamento de cada semestre (10 de janeiro e 10 de julho).

Outras Notícias