Mais de 500 bares e restaurantes terão que assinar termo para atendimento presencial

 Mais de 500 bares e restaurantes terão que assinar termo para atendimento presencial

 

Nossa reportagem conversou com o presidente do Sindicato Patronal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araxá (Sindhorb), Mário Marques, que explicou mais detalhes do que ficou definido na reunião realizada entre o setor e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Araxá, ocorrida na tarde de 21 de outubro de 2020. Foi acordado que o termo de compromisso que cada estabelecimento deverá seguir terá cinco pontos fundamentais: disponibilidade de álcool em gel 70% para clientes e funcionários; exigência da utilização correta da máscara facial de proteção para os colaboradores e clientes; distanciamento de 02 metros entre mesas e clientes; aglomeração de acordo com a capacidade do espaço; e o cumprimento do horário de funcionamento – segunda-feira a sexta-feira entre 11 horas e 23 horas. Se os proprietários descumprirem essas cinco regras fundamentais o estabelecimento será fechado imediatamente.

 

“Não vai precisar nem de ficar recebendo multa ou orientação. O descumprimento já autoriza o fechamento. Isso foi um pedido da maioria, porque a gente não estava vendo outra solução para punir somente aqueles que não estão seguindo a regra. Essa foi a única forma que nós encontramos de não prejudicar 98% dos estabelecimentos que estão seguindo bem todas essas regras, e a pequena minoria que está descumprindo, ou não dando importância, e atrapalhando todo o nosso setor”, detalhou Mario Marques, presidente do Sindhorb.

 

Essas normas estarão especificadas no documento que cada um dos cerca de 600 empresários de bares, restaurantes e similares existentes em Araxá vão assinar, onde consta também que caso não mantenha essa ordem de manter esses pilares principais ele concorda em fechar o estabelecimento. “Vimos que tem que ser uma coisa bem rígida mesmo, sem muita burocracia e sem muito o que fazer. Se ele estiver descumprindo normalmente vai ser autuado para fechar”, relatou Mario.

 

Na segunda-feira, dia 26 de outubro, em dois períodos – manhã e tarde – estarão convocando os empresários do setor para comparecer até o hotel Dona Beja (avenida Ministro Olavo Drummond, 45, bairro São Geraldo) para assinatura deste documento. Será lido e explicado o detalhes desse documento antes que assinem, uma vez que assinou o responsável pelo local estará apto e já pode abrir o estabelecimento normalmente.

Outras Notícias