MG possui a quinta menor taxa de mortalidade por coronavírus

 MG possui a quinta menor taxa de mortalidade por coronavírus

 

De acordo com levantamento realizado no Ministério da Saúde, o estado é um dos que apresentam menor índice de óbitos a cada 100 mil habitantes. A desinfecção de espaços públicos está entre as ações de destaque de Minas Gerais na prevenção e combate à pandemia, o que contribui para que seja a 5ª menor taxa de óbitos por coronavírus no Brasil. A taxa de letalidade (número de mortes por casos confirmados) em MG é 31,5% menor que a média dos demais estados brasileiros, e cerca de 50% menor que a taxa do país. Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de óbitos a cada 100 mil habitantes, em Minas, é de 0,18. O levantamento foi feito com o número de mortes e casos confirmados até o dia 19 de abril.

 

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, divulgado nesta terça-feira, 21 de abril, o Estado possui 1.230 casos e 44 mortes confirmadas pelo coronavírus.

 

Medidas – Segundo o governador Romeu Zema, os números representam o sucesso nas medidas adotadas pela gestão estadual na prevenção e combate à pandemia. Entre elas se destacam o isolamento social, a suspensão das aulas, as campanhas de conscientização da população, a desinfecção de espaços públicos e os investimentos na criação de novos leitos e compra de equipamentos. “Minas Gerais teve tempo de se preparar e estamos conseguindo importantes resultados. Estes números positivos são fruto das medidas e ações que temos tomado. Seguimos trabalhando para conter a proliferação da doença no estado”, afirmou o governador.

 

A média de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Covid-19 é de 3%. Além disso, o número de pedidos de internação de pacientes com sintomas da doença vem caindo constantemente nas últimas semanas. De acordo com o último registro, do dia 18/04, Minas Gerais possui 51% dos leitos ocupados, mas, por causa do coronavírus ou suspeita da doença, são 67 pessoas internadas em todo o estado – o que representa 3% da ocupação total de leitos disponíveis em Minas. O Estado dispõe de 2.013 leitos de UTI via SUS e mais 50 leitos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), além de outros 1.083 leitos de UTI na rede privada de saúde, e 11.622 leitos clínicos de enfermaria. Em Araxá há 32 leitos de UTI, sendo 17 na rede pública e 15 na particular, 14 deles estão disponíveis.

Outras Notícias