Novena de São Domingos relembra a vida do santo

 Novena de São Domingos relembra a vida do santo

Cada dia um tema é retratado nas missas

 

Festa em honra ao padroeiro de Araxá, São Domingos de Gusmão, iniciou dia 30 de julho e segue até o feriado de 08/08, dia comemorado ao santo. A festividade tem reza do terço e novena às 18h30 e às 19h missa. E tem um motivo para que a parte religiosa inicie assim, segundo relatos houve um pedido especial à São Domingos para que ele difundisse a oração ao santo rosário. As várias descrições sobre ele remetem a um mesmo ponto: homem de oração, penitência e amor á palavra de Deus. E é justamente a fé que atrai tantos fieis diariamente até a Igreja Matriz, localizada no Centro da cidade.

 

O homenageado herdou o sobrenome do pai, era tão desapegado das coisas materiais que chegou a vender o rico acervo literário para comprar comida aos famintos. Domingos teve, desde cedo, inclinação para a vida religiosa. Ele fundou o primeiro mosteiro destinado às mulheres em 1.207, morreu aos 51 anos.

 

O padroeiro de Araxá fundou uma ordem chamada Dominicanos, que é trabalhada pelas freiras no município há mais de 90 anos. O festejo também tem a parte social, com quermesse, comidas típicas no Centro de Evangelização que fica na rua Padre Antonio Marcigaglia. No dia 8 de agosto as comemorações começam ás 18h30 com procissão saindo do Colégio São Domingos, na entrada da rua Angela Marques Torres, até a porta da Igreja Matriz. No dia destinado ao santo o tema será “São Domingos – Pedro manifesta sua fé e seu amor a Cristo, que o constitui pastor da Igreja nascente”.

Outras Notícias