Diário Sintonia
Novos golpes são registrados em Araxá
Por Janaina Silva
15 de maio de 2019

Vítimas desconfiaram antes de ter prejuízo

 

Os funcionários de uma casa lotérica no Centro de Araxá acionaram à PM na tarde ontem (14/05) e relataram ter recebido uma ligação telefônica onde um homem, identificou ser o secretário de finanças do fórum local, e disse que enviaria alguns cheques juntamente com boletos para que fosse efetuado o pagamento naquela lotérica. Após alguns minutos, chegou ao local um mototaxista e entregou um envelope lacrado contendo 04 cheques, todos preenchidos eletronicamente, tendo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais como titular, totalizando um valor de R$18.000,00. Nos documentos continham um carimbo do TJMG.

 

Juntamente com os cheques haviam 18 boletos com valores de cerca de 1 mil reais cada, tendo como favorecido um banco da internet. O proprietário desconfiou da ação e fez uma consulta ao banco de origem dos cheques, onde foi informado que os mesmos possuíam sinas e indícios de falsificação.

 

Ao entrar em contato com o Fórum local foi informado que não fazem pagamentos dessa forma, e então percebeu que era uma tentativa de golpe. Em contato com o mototaxista que transportou o envelope, ele relatou que recebeu a ligação telefônica no telefone fixo do mototaxi, e um indivíduo solicitou que apanhasse um envelope no Fórum da Justiça do Trabalho e entregasse na casa lotérica.

 

Quando o mototaxista chegou ao local, havia um homem de estatura mediana, pele parda, com idade entre 30 e 40 anos, que o aguardava do lado externo com o envelope lacrado, tendo feito o pagamento pela corrida e evadido em seguida. Diante dos fatos, foi realizado o registro do fato para providências posteriores.

 

A Polícia Militar tem registrado pelo menos uma ação de golpe por dia, e sempre com ações diferentes dos meliantes. E faz um alerta a toda população, para que desconfie de qualquer ligação ou mensagem suspeita.

 

A dica é para ficar atento e não cair em golpe: “Dinheiro não cai do céu”. Cuidado com estranhos e promessas vantajosas.  Ninguém vende bilhete premiado; Evite transitar ostentado objetos de valor, como pulseiras e gargantilhas, que possam atrair a atenção de infratores, e andar com grandes quantias de dinheiro e cartões de crédito, se não houver necessidade; Carteiras, bolsas e sacolas devem ser carregadas sempre à frente do corpo; Quando utilizar os caixas eletrônicos, ao digitar a senha ou contar o dinheiro, use o seu corpo como obstáculo visual; Evite conversar com pessoas estranhas ou de pouco convívio, dentro ou fora do banco, sobre o seu salário ou a quantia a ser sacada. Se alguém lhe oferecer vantagens financeiras, se passando por funcionários do banco, avise ao vigilante; Quando necessitar de algum esclarecimento dentro de uma agência bancaria, recorra aos funcionários credenciados e que possuam identificação; Não forneça dados pessoais por telefone, internet e outros meios de comunicação, similares (nome completo, banco, número de conta e do cartão, etc).

 

Se receber alguma mensagem ou telefonema informando que ganhou algum prêmio, cuidado. Os infratores sempre pedem créditos para celular para garantir o recebimento do prêmio, não faça acordo, e nem efetue nenhum pagamento; Em caso de pedido de resgate, tente fazer contato com o familiar de outro aparelho telefônico a fim de confirmar a situação, por coincidência o telefone da possível vítima não atenderá, então entre em contato com amigos e tente localiza-la e caso não consiga, mantenha a calma, ligue para a PM através do 190 e registre a ocorrência. Os golpistas mudam de táticas todos os dias. Divulgar para todos é uma maneira de você participar da própria segurança e da segurança de toda comunidade.