Oficinas do programa Parlamento Jovem são iniciadas

 Oficinas do programa Parlamento Jovem são iniciadas

Vinte e sete estudantes participam do projeto em Araxá

 

Lançado oficialmente na cidade, em sessão especial no plenário da Câmara Municipal, a escola do legislativo para estudantes do ensino médio. É a primeira vez que Araxá foi inserida no programa Parlamento Jovem, que é contemplado por mais de 100 municípios mineiros. Os vereadores supervisionam a participação araxaense no projeto destinado aos jovens.

 

O tema debatido será “Discriminação étnico-racial” e os desafios para combate ao preconceito. Três estudantes de cada escola participante compartilham os ensinamentos com os colegas. A primeira oficina de formação temática foi com o advogado Robson Merola. A próxima terá o subtema “Direito às identidades e à diversidade cultural” no dia 22 de abril na Câmara Municipal.

 

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política, direcionado aos estudantes do ensino médio, para que eles conheçam melhor os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. “Os alunos terão a chance de discutir temas importantes, ouvir palestrantes e compartilhar toda a experiência adquirida”, diz o vereador do Avante, João Bosco Junior.

Visando à ampliação da participação dos municípios, a Assembleia Legislativa criou uma etapa intermediária (regional), entre a Municipal e a Estadual. Surgem, assim, os polos coordenados por uma câmara municipal e abertos à participação de câmaras vizinhas. Araxá pertence ao Polo Triângulo, juntamente com as cidades de Iturama, Conceição das Alagoas, Limeira do Oeste, Prata, Santa Vitória e Uberlândia – este ano sendo coordenado pelo município de Conceição das Alagoas.

 

Em Araxá participam nesta 9ª edição do programa as escolas estaduais: Vasco Santos, Professor Luiz Antônio Correa de Oliveira (Polivalente), Rotary, Dom Jose Gaspar, Armando Santos, Loren Rios Feres; e as particulares: Dom Bosco, São Domingos, e Atena.

Outras Notícias