PCMG cumpre mandados para combater fake news e crimes eleitorais

 PCMG cumpre mandados para combater fake news e crimes eleitorais

 

A Polícia Civil de Minas Gerais, PCMG, através da Delegacia de Polícia de Ibiá, que integra a 2ª Delegacia Regional de Araxá, cumpriu nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, mandados de busca e apreensão no SAAE – Sistema Autônomo de Água e Esgoto, autarquia da Prefeitura Municipal de Ibiá, com a finalidade de apurar e combater crimes eleitorais e “Fake News”, praticados na Internet. O Inquérito Policial foi instaurado com base em publicações que ofendiam candidatos ao cargo de Prefeito do município de Ibiá, veiculadas na rede social Facebook, por um perfil falso criado pelo autor. Durante as investigações, a PCMG apurou que as publicações tiveram como origem o SAAE de Ibiá. Assim, na data de hoje, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão no SAAE, onde foram realizadas apreensões de um notebook e um telefone celular do autor, que foi identificado como G.H.M.B., de 34 anos idade, que é funcionário do SAAE de Ibiá.

Foto: PCMG / Ibiá

Na semana passada, a Polícia Civil de Minas Gerais também cumpriu outros mandados de busca e apreensão na cidade de Ibiá, igualmente com o objetivo de apurar crimes eleitorais e “Fake News”, praticados via rede mundial de computadores – Internet, ocasião na qual também foram apreendidos telefones celulares dos investigados, os quais criaram perfis falsos na rede social Facebook para ofender a honra de vários candidatos ao cargo de Prefeito Municipal de Ibiá.

 

A PCMG continua atenta e atuante contra a prática destes crimes virtuais, cujos autores serão responsabilizados nos termos da Lei. Os autores deverão responder pelos crimes dos artigos 324, 325 e 326, todos do Código Eleitoral, bem como pelo delito de falsa identidade, tipificado no art. 307 do Código Penal e, se condenados, poderão pegar uma pena de até 4 anos e 6 meses de prisão.

Outras Notícias