Pesquisa aponta: 19% da população consomem itens orgânicos

 Pesquisa aponta: 19% da população consomem itens orgânicos

Hortifrutis mantêm na liderança de consumo

 

A pesquisa Consumidor Orgânico 2019 entrevistou 1.027 pessoas em maio e junho, sendo 56% mulheres e 44% homens, de 18 a 40 anos, com renda de um a dez salários mínimos. O levantamento foi encomendado pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, Organis, e mostra que 19% dos brasileiros consomem algum produto orgânico; 35% consumiram esses tipos de alimentos nos últimos seis meses; 67% estão dispostos a aumentar compra de produtos. A região Sudeste tem o segundo melhor percentual de consumo, com 42%.

 

Na primeira pesquisa, realizada em 2017, o registro foi de 15% de consumidores de produtos orgânicos. “Constatamos que um em cada cinco brasileiros consome algum produto orgânico com frequência média de 03 vezes por semana, em especial hortifrutis. Há muitas oportunidades de crescimento, pois a pesquisa aferiu que 88% estão dispostos a comprar orgânico”, disse o diretor executivo do Organis, Ming Liu, que prevê crescimento do mercado nos próximos anos. Acredita-se que a pesquisa vai ajudar os produtores a definirem as próprias estratégias para aumentar o consumo de orgânicos, e que ela virá da informação e da demanda do consumidor, que busca pela saúde.

 

Os hortifrutis se mantêm na liderança de consumo no setor orgânico, sendo 35% frutas, 24% de verduras, 21% alface, 16% legumes, 15% tomate e 8% de hortaliças. A pesquisa aponta ainda que 35% dos consumidores brasileiros sabem que existem outros tipos de produtos orgânicos além dos alimentícios, como produtos de limpeza, cosméticos e vestuário.

 

O preço dos orgânicos ainda pesa na decisão de compra para 65% dos entrevistados, mas para 48% dos que consomem essa diferença é justificada. De acordo com pesquisa, 84% dos pesquisados que consumiram orgânicos nos últimos 30 dias relatam a saúde como motivo para consumir os produtos. Já 30% consideram as características do produto, 9% a preocupação com o meio ambiente, 9% por curiosidade e 7% por estilo de vida.

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