PM alerta população sobre golpe da lista telefônica

 PM alerta população sobre golpe da lista telefônica

Funcionária de comércio foi uma das vítimas

 

A ligação de uma mulher, que não informou o nome, levou a solicitante, uma funcionária de um estabelecimento comercial, a registrar o boletim de ocorrência. Ela relatou que no dia 26 de abril deste ano, por volta de 16 horas, atendeu ao telefone, e a pessoa disse que era de uma empresa de telefonia e que necessitava dos dados da loja para atualização da lista telefônica, falando ainda que não seria cobrado qualquer tipo de tarifa para isso.

 

A vítima acabou confirmado os dados da loja e a referida mulher lhe enviou os dados através de e-mail para que assinasse e lhe enviasse de volta, porém, ao tomar conhecimento do e-mail percebeu que se tratava de um golpe, pois teria que pagar 12 parcelas no valor mensal de R$ 525,00, não tendo assim assinado o e-mail e nem o enviado de volta por se tratar do golpe da lista telefônica.

 

Entenda o golpe: é uma tentativa de extorquir dinheiro de uma empresa ou profissional sob a falsa alegação de que se trata de um anúncio em lista telefônica. O consumidor, através da pessoa jurídica, recebe contato por parte de uma (suposta) empresa editora de listas telefônicas (às vezes, se apresentam como empresas de publicidade ou como filiadas de companhias telefônicas). No contato, sempre gentis e prestativos, são solicitados os dados do consumidor (pessoa jurídica), para atualização de dados ou outras finalidades, sempre deixando a entender ou falando que se trata de algo gratuito ou sem custos adicionais.

 

Frequentemente, os criminosos pedem também alguma informação particular de quem atender (por exemplo, números de documentos), dizendo ser por razões de segurança e confiabilidade das informações fornecidas. Em contrapartida, solicitam que tais informações sejam enviadas através de formulário assinado preenchido por fax ou e-mail. Contudo, caso se recuse a efetuar o pagamento, fazem ameaças, constrangimentos e cobranças.

 

A Polícia Militar alerta a todos comerciantes e lojistas que ao receberem ligações oferecendo serviços ou com cobranças, as quais não se recordam, que solicite que seja enviado o contrato ou boleto via e-mail, verificar o CNPJ da empresa passado e demais dados obtidos; não assine contratos enviados sem ler antes todo seu conteúdo; jamais repasse dados da empresa ou dados pessoais por telefone. De posse de tais dados é que os golpistas agem; caso suspeite do golpe, denuncie para a Polícia Militar realizando o registro da ocorrência; não faça depósitos ou pagamento de nenhuma fatura ou boleto suspeito.

Outras Notícias