Polícia Militar alerta população para golpes pelo telefone

 Polícia Militar alerta população para golpes pelo telefone

 

Um senhor de 68 anos procurou a Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar, em Araxá, relatando que foi vítima de estelionato ontem, 04 de novembro, por volta das 18 horas. Segundo a vítima, por volta de 15h40, recebeu uma ligação de um indivíduo se passando pelo neto dele e pedindo dinheiro. Sem desconfiar, a vítima foi até uma lotérica e depositou a quantia solicitada de mais de R$ 1 mil. Somente após o fato, ligou para o neto e descobriu que havia caído em um golpe. De imediato a vítima procurou a agência bancária que utiliza para devidas providências.

 

Confira as Dicas PM para não ser vítima deste tipo de golpe:

É necessário que a pessoa, antes de tomar qualquer decisão, se acalme, e cheque as informações. Conferir se o número do telefone de que recebeu a ligação é o mesmo do parente e entrar em contato com os familiares mais próximos da pessoa para saber se realmente a situação tem possibilidade de ser real. Deve-se tentar inverter a lógica do golpista e extrair da pessoa que ligou o maior número possível de informações, em vez de cedê-las. Tente-se manter calmo e conseguir o nome de quem ligou, pergunte de quem é filho ou filha, onde está e qualquer outro detalhe capaz de identificar a pessoa. Na dúvida, desligue e ligue você para o suposto parente que pediu ajuda.

 

Para evitar golpes como esse, desconfie de números de telefones desconhecidos e de prefixos de lugares distantes, de onde não possui parentes ou se quer conhecidos. Jamais faça transações bancárias antes de confirmar a veracidade dos fatos. Ligue para o parente ou pessoa que solicita a ajuda e certifique-se da situação.

Outras Notícias