Prazo para declarar vacinação contra febre aftosa termina amanhã (10)

 Prazo para declarar vacinação contra febre aftosa termina amanhã (10)

 

Pecuaristas de Minas Gerais têm até esta sexta-feira, dia 10 de julho, para comprovar a vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos de todas as idades. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, continua recebendo as declarações exclusivamente de forma digital. O pecuarista pode comprovar a imunização dos animais pelo site www.ima.mg.gov.br, usando o formato eletrônico de declaração. Caso tenha cadastro, o envio do documento pode ser feito pelo Portal de Serviços do Produtor. Outra opção é o envio do documento para o e-mail da unidade do IMA que atenda à região.

 

A imunização dos animais é fundamental para o estado manter o reconhecimento internacional de zona livre com vacinação, cenário que favorece o agronegócio, pois estimula o acesso a mercados internacionais, contribuindo para o Produto Interno Bruto (PIB). Dados apurados pela Gerência de Defesa Sanitária Animal do IMA ontem (08/07) mostram o balanço positivo da campanha. A expectativa é que o percentual de vacinação dos animais supere os 95%. Minas Gerais possui cerca de 23 milhões de bovinos e bubalinos.

 

Gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, o médico veterinário Guilherme Costa Negro Dias informa que a vacinação em todo o estado é diariamente monitorada. “A campanha foi bem-sucedida e ocorreu dentro do previsto, mesmo diante da Covid-19. O resultado mostra a dedicação de nossos servidores, que se adaptaram para oferecer de forma on-line o melhor atendimento ao produtor rural”, destaca.

 

Procedimentos digitais – Os novos procedimentos digitais incluem a prática da fiscalização remota, que tem sido paulatinamente implantada nas gerências técnicas, coordenadorias regionais e escritórios seccionais do IMA. O instituto lembra que, desde março deste ano, o atendimento presencial nos escritórios em todo o estado está temporariamente suspenso, em virtude de medidas preventivas à Covid-19. O site www.ima.mg.gov.br contém informações sobre as declarações e demais serviços prestados pelo IMA.

Outras Notícias