Produtores têm até 10/06 para comprovar imunização de aftosa

 Produtores têm até 10/06 para comprovar imunização de aftosa

Campanha encerrou nesta sexta-feira em MG

 

Os produtores rurais tiveram até hoje, 31 de maio, para comprar as doses da vacina que evita febre aftosa em bovinos e bubalinos de todas as idades. O Instituto Mineiro de Agropecuária, IMA, vinculado à secretaria de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seapa, é o órgão responsável pela gestão da campanha em Minas Gerais.

 

Hoje são mais de 200 mil cabeças de gado nas fazendas de Araxá. Segundo o IMA mais de 70% já foram imunizados. E quem não cumpre a determinação é penalizado. “A multa é de R$89,00 para o produtor que deixar de vacinar e para o produtor que comprou e deixar de comprovar tem uma multa de R$17,37”, explica a chefe do IMA em Araxá, Lilian Bernardes da Silva. Equipes do instituto realizam fiscalização rigorosa nas propriedades consideradas faltosas.

 

“Hoje é o encerramento da campanha, o produtor rural tem até hoje para comprar a vacina e até dia para comprovar a vacinação. Produtores com 150 animais ou mais pode fazer a comprovação direto pelo site, e produtores com menos de 150 animais podem dirigir direto no escritório”, finaliza a chefe do instituto em Araxá.

 

A novidade este ano é que a dose da vacina será de 2 ml por animal. O produtor não poderá mais utilizar vacinas com dosagem de 5 ml e o estabelecimento revendedor está proibido de comercializar esse tipo de vacina.

Outras Notícias